Já sabemos que a meditação é capaz de trazer muitos benefícios para quem pratica, inclusive crianças. No entanto, uma pesquisa recente mostra que os efeitos em crianças que meditam são muito maiores do que se imaginava.
O estudo, realizado pela Wayne State University, nos Estados Unidos, mostra que o ato de meditar é capaz de promover transformações no cérebro das crianças. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o cérebro infantil é diferente do adulto, por isso as pesquisas precisam ser específicas.
Uma das descobertas foi uma redução na atividade de um circuito neuronal ligado ao planejamento e projeção de ações futuras. Este é um sistema vital para reagir de forma equilibrada ao que pode acontecer, sem exacerbar as dificuldades. Ou seja, as crianças mostraram-se menos preocupadas e ansiosas diante de diferentes situações.
Qual o benefício que crianças que meditam apresentam?
A prática de Atenção Plena ou Mindfulness pode proporcionar às crianças experiências de calma, relaxamento e bem-estar. Entre outras coisas, isso ajuda a melhorar o foco e a concentração, explica a professora de Yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski.
“A prática desenvolve a auto-observação, a capacidade de lidar com conflitos e situações cotidianas, ajuda a lidar e controlar as emoções. Além disso, motiva a cultivar bons pensamentos, a cuidar de si mesmo e do próximo e a ter bons hábitos de saúde”, ressalta.
Como praticar meditação em casa?
Meditar é mais simples do que parece. Ao longo do dia, existem inúmeras oportunidades para praticar, como ao ler um livro, caminhar em um parque, escovar os dentes ou se alimentar com calma.
“Certamente estas pequenas ações cotidianas não só trarão mais atenção às crianças, mas também irão desenvolver este bom hábito nos pais e na família toda”, lembra a professora.
Confira 5 formas de incluir a meditação no cotidiano das crianças:
- Ao colocar a criança para dormir, oriente que ela faça algumas respirações calmas e longas, pedindo para que ela perceba se o corpo e a mente estão relaxando.
- Ao acordar, pergunte para a criança como ela se sente: tranquila, descansada, disposta? Diante da resposta, converse sobre o que ela está sentindo, focando no momento presente
- Faça as refeições com atenção ao que se está comendo: isso significa mastigar bem os alimentos e sentir os sabores e aromas da refeição.
- Faça uma caminhada no parque: contemple a natureza e os sons, caminhando com calma, passo a passo, observando a respiração.
- Por fim, se concentre no aqui e agora: isso quer dizer que é preciso focar o pensamento para o presente. É uma habilidade de estar no aqui e no agora.
Os comentários estão desativados.