Comportamento

Quais as consequências de traumas na infância

Pinterest LinkedIn Tumblr

Um trauma pode ser causado por qualquer acontecimento excessivamente perturbador, assustador ou prejudicial. Um dos eventos que pode afetar a saúde emocional e psicológica das crianças são os desastres naturais, como o terremoto que ocorreu no dia 6 de fevereiro na Turquia e na Síria, por exemplo. 

Passar por experiências traumáticas na infância causa diversas consequências. Depois de um trauma, os efeitos emocionais podem durar muito tempo e se agravar, afetando a segurança, a confiança e levando ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). 

Portanto, as consequências de vivenciar um trauma podem afetar até mesmo a imunidade da criança, explica a psicóloga do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Michele Aparecida Morais Santos.

“Nestes casos, há uma alteração considerável de hormônio do estresse considerável. Além disso, existem as respostas típicas ao estresse, como alteração nos batimentos cardíacos e níveis de açúcar no sangue”.

Um estudo realizado em 2019 pela Universidade de Münster, na Alemanha, afirma que vivenciar traumas pode afetar a estrutura do cérebro, além de aumentar o risco de desenvolver depressão grave na vida adulta. 

Ações de apoio

Em contextos de tragédias, como o terremoto, que já é considerado o pior desde 1939 na região, a ajuda humanitária é essencial. Com isso, é possível garantir apoio, acolhimento e abrigo para muitas famílias e também para crianças que ficaram órfãs. Ao todo, estima-se que cerca de 54 mil pessoas foram mortas na Turquia e na Síria, e mais milhares de pessoas estão desabrigadas.

Mesmo com muitos desafios, diversas campanhas estão sendo mobilizadas para ajudar as crianças que ainda convivem com os traumas gerados pela tragédia. Uma das iniciativas de ajuda humanitária está sendo realizada pelos Maristas Azuis de Alepo, na Síria, que apoiam cerca de 800 famílias. São 150 voluntários envolvidos.

Você também pode contribuir! Sua doação irá dar abrigo, colchões, cobertores, alimentação, roupas e carinho para essas famílias.

Saiba como ajudar.

Os comentários estão desativados.