Programa Mesa Solidária e Mulheres do Bem serão apoiados por iniciativa de crianças do 5o ano
A pandemia tornou ainda mais crítica a realidade de pessoas em situação de risco social. Em Curitiba (PR), o programa Mesa Solidária distribui refeições gratuitas em restaurantes populares da capital e conta com o apoio de ONGs como o Mulheres do Bem, para alcançar ainda mais pessoas.
Os estudantes que têm entre 9 e 10 anos, sensibilizados com as notícias sobre a crescente vulnerabilidade de moradores de Curitiba, decidiram se mobilizar para mudar essa realidade. As crianças, que estudam no 5o ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, estão coletando alimentos e materiais para compor um lanche no Restaurante Mesa Solidária da Praça Rui Barbosa.
Projeto de Intervenção Social
De acordo com a professora Dejanira Guimarães da Costa, a iniciativa partiu dos alunos. “Eles mesmos trouxeram o assunto para sala de aula e se mobilizaram para mudar e ajudar a população em situação de risco”, explica. Com isso, foi criado o Projeto de Intervenção Social (PIS) “Por uma moradia digna”. A professora explica que a ação está servindo de experiência solidária, aprendizado transversal e de muita troca entre alunos, familiares e comunidade. “Enquanto estamos nos organizando, estudamos receitas e seus conteúdos nutricionais, quantidades matemáticas, logística, enfim, tudo que é preciso para fazer a refeição acontecer na prática. Também é uma oportunidade de praticar valores essenciais como solidariedade, empatia, cidadania e compaixão”, conclui.
Além dos lanches, as crianças também vão escrever cartinhas e decorar com desenhos ou frases as embalagens das marmitas que vão ser entregues para os moradores de rua.
O projeto Mulheres do Bem é formado por profissionais da gastronomia de Curitiba, que apoiam a prefeitura da cidade e o projeto Mesa Solidária.
Serviço:
Projeto “Por uma moradia digna”
Coleta de ingredientes: até 19/10
Local: Restaurante Mesa Solidária da praça Rui Barbosa
Horário: 15h30
Data: 26 de outubro