Neste ano de 2021, as crianças dos Colégios Maristas e Escolas Sociais tomaram a iniciativa de pensar sobre um tema de extrema importância para a nossa sociedade e momento histórico que estamos vivendo: a EMPATIA.
Mas, com uma perspectiva diferente: “se colocar no lugar do outro não é o suficiente, é preciso conhecer o outro, moldar as nossas falas para que o outro entenda e desenvolver nossos sentimentos mais bonitos. Partimos da experiência de 2020, “O Futuro que queremos”, neste ano, verificamos que nossa realidade pouco mudou. Por isso, conclamamos nossos valores maristas mais uma vez para trazer e promover a empatia. Ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, conhecê-lo, percebê-lo também como sujeito de direitos. Neste sentido, o PIS faz um resgate da interioridade, com um olhar mais voltado à transformação individual, de modo que esta transformação possa se refletir na sociedade. Nosso Fórum com Crianças 2021 acontecerá entre os dias 25/10 e 29/10 e trará momentos de partilhas e experiências enriquecedoras entre crianças dos Colégios Maristas e Escolas Sociais. Nossa abertura acontecerá no dia 26 de outubro, às 9hrs e às 14hrs, e nossos apresentadores serão as crianças do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus de Araucária (PR) e Escola Social Lucia Mayvorne de Florianópolis (SC). Além de nos conduzir no Fórum, eles também mostrarão alguns projetos desenvolvidos em suas unidades.
Além disso, teremos outras participações muito especiais e contaremos com dois momentos muito importantes:
- Partilha entre crianças migrantes contando suas histórias, rotinas e hábitos como um convite para pensarmos sobre suas realidades da chegada ao Brasil. Nesta conversa contaremos com a presença das crianças da Escola Social São José, em SC.
- E partilha com crianças com deficiências, elas serão protagonistas da
conversa, trazendo seus relatos que nos oportunizarão olhares diferenciados para
suas vidas. Nesta conversa contaremos com a presença dos Colégios Maristas
Paranaense, Brasília e Ribeirão Preto.
Nosso PIS 2021 teve uma missão singular de refletir e compreender, de verdade, o que é a empatia, mas muito mais do que isso, colocamos a mão na massa por meio da escrita dos “Direitos das Crianças”, ou seja, uma atualização da Carta de Direitos pelo olhar das próprias crianças, imbuídos de afeto, compaixão, solidariedade
e partilhas, bem do jeitinho Marista de ser.