A responsabilidade de empoderar nossas crianças e adolescentes. Como encorajar desde cedo nossos filhos e como a educação pode influenciar?
Empoderar significa conceder ou conseguir poder, passar a ter domínio sobre sua vida ou atribuir poder a algo. Mas e para a criança e o adolescente, como funciona o empoderamento?
Bem, a escola tem um papel fundamental, pois é um dos primeiros lugares de convívio social dos pequenos e onde passam a ter lugar de fala, de conhecer outras culturas e entender sobre quem ela é. Mas, é preciso reconhecer os limites. Para saber nosso lugar de fala, precisamos primeiro saber ouvir. E é aí que entra o papel da empatia, do diálogo e aceitação consigo mesmo e com o próximo.
Empoderar nossos estudantes é dar a eles a oportunidade de criar a coragem para lutarem por aquilo que acreditam e também aprender que errar faz parte, é humano. Entenda mais sobre esse assunto super interessante na 4° temporada do podcast Marista Lab! Com Convidadas pra lá de especiais: Andreia Castro, diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço, e Sônia Bento, diretora de pessoas e cultural da Logitech – EUA.
Você também pode gostar de:
Cuidado integral: a importância da parceria entre escola e família
Gostou desse episódio? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos, familiares e rede de contatos! #MaristaLab
Os comentários estão desativados.