Crianças se sentem mais seguras com planejamento da rotina
O período de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) começou sem que fosse possível um planejamento prévio. As famílias foram pegas de surpresa e, além da insegurança causada pela situação geral, tiveram que lidar com uma rotina nunca vivenciada até então. Como ninguém sabe ao certo quando a voltaremos às atividades normais, é necessário estabelecer novos hábitos no cotidiano com os filhos.
“As crianças aprendem mais e melhor quando seguem uma rotina organizada, que lhes transmita segurança. Isso se faz necessário em qualquer época da vida, especialmente agora, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba (PR), Ana Paula Detzel.
A organização e o planejamento da rotina podem contar com a participação das crianças, desta forma elas se sentirão valorizadas e podem sentir que as suas opiniões são consideradas. Ana Paula lembra que as crianças pequenas precisam de materiais concretos para compreenderem esse planejamento, por isso, vale registrar o cotidiano das atividades em uma tabela ou um quadro, por exemplo.
Entre as atividades que podem ser incluídas estão a rotina de higiene, como escovar os dentes e tomar banho, o tempo dedicado aos estudos, afinal é preciso lembrar que as crianças não estão de férias, mas também é essencial deixar um tempo para o brincar livre.
“Isso pode ser feito à tarde ou pela manhã, no contraturno das atividades escolares”, aconselha a coordenadora.
Durante o período de isolamento, é difícil fugir do uso das telas para entretenimento, mas os pais devem controlar o tempo disponível, conforme a faixa etária. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças entre 2 e 5 anos podem usar telas por no máximo 1 hora por dia. Os maiores de 5 anos, no máximo 2 horas por dia.
Vamos a algumas dicas para organizar a rotina durante o distanciamento social:
- Estabeleça horários para as atividades, incluindo os tempos de lazer, alimentação, sono, descanso, televisão, acesso aos dispositivos com internet
- As refeições podem marcar a divisão dos horários, por exemplo: antes do café da manhã, enquanto é organizada a mesa, as crianças podem fazer seu ritual de higiene. Após o café, podem dedicar um tempo ao estudo ou à leitura, conforme a faixa etária. Antes do almoço, podem assistir meia hora de televisão, com o cuidado na escolha dos programas infantis. Após o almoço, mais um tempo dedicado às tarefas escolares. Depois do lanche da tarde, podem brincar livremente
- A agenda diária deve envolver todos os horários de alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e momentos para higiene (ao acordar, após as refeições e antes de dormir), tempo para estudo e leitura, incluindo as sugestões de tarefas de casa e escolares e convívio com familiares. Também é preciso incluir tempos de descanso e ociosidade, em que a criança possa escolher o que fazer
- Manter uma rotina nos horários de acordar e dormir facilitará o retorno para as atividades presenciais, lembrando que as crianças não estão em período de férias
- Incluir os filhos na preparação das refeições e organização da casa também é fundamental. Estabelecer as regras ou manter as já estabelecidas em outros períodos, como arrumar suas camas, guardar seus calçados e organizar seus brinquedos, são práticas que as crianças podem começar a aprender desde pequenas
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