Vestibular e Enem

Dicas para vestibular e Enem: História

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Capacidade de resolver problemas e propor soluções estará no centro das avaliações

Em meio a uma grande quantidade de conteúdo para estudar para o vestibular e ENEM, às vezes pode ser difícil saber exatamente para quais temas se dedicar mais. É importante lembrar que o mundo está em ebulição com a pandemia do coronavírus, e as avaliações irão refletir esse contexto não somente no conteúdo, mas também na forma.

Não se pode esperar que haja uma simples cobrança de temas na aspecto meramente estrutural (o quê, onde, como e por que), a tendência é que as avaliações avancem sobre as formas conjunturais (que você é capaz de pensar sobre o que já sabe).

“Ou seja, o que estará no cerne da avaliação do conhecimento não é o volume do que você sabe, mas como é capaz de enfrentar problemas, propor soluções, estimular a construção do pensamento complexo a partir da análise histórica dos fatos para além dos personagens e do processo histórico em si”, avalia o professor de História do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, Gilberto Assis.

Além disso, se destaca a importância da compreensão do que se vive no presente, a partir do conhecimento do passado, estabelecendo relações de anterioridade e contemporaneidade na busca de semelhanças e diferenças.

Nesse sentido, os temas que guardam uma íntima relação com o mundo da atualidade tendem a ocupar mais espaço na determinação dos conteúdos mais significativos.

“Alguns processos históricos podem ter maior relevância e nos obriga a olhar com mais atenção para o desenvolvimento do seu estudo e análise”, explica o professor.

Confira quais podem ser os temas mais cobrados de História:

  • Totalitarismos;
  • Ideologias políticas e econômicas;
  • Era Vargas;
  • Ditadura Militar no Brasil;
  • Revolução Francesa;
  • Iluminismo;
  • Experiências democráticas brasileiras (1946-1964 e 1988 a 2020);
  • Governos da Nova República;
  • Grandes Guerras;
  • Nazifascismo;
  • Imperialismo;
  • Neocolonização;
  • Revoluções Liberais do século XIX;
  • Segundo Império;
  • Formação dos Estados Nacionais Latino-americanos do século XIX;
  • Revolução Russa;
  • Regime stalinista

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