Tendência é que sejam cobrados itens do cotidiano que utilizam o conceito da Matemática
Uma das matérias que mais costuma assustar os estudantes é a Matemática. Porém, realizar a prova dessa disciplina no vestibular ou Enem pode ser muito mais leve quando se estuda o suficiente: é essencial praticar por meio de exercícios para conseguir fixar o conteúdo e o raciocínio se tornar mais natural.
Outro ponto importante é saber o que tem mais chance de cair na prova, e se dedicar mais ainda a esses conteúdos. No caso de Matemática, a ideia principal é que os itens tratem de problemas do nosso cotidiano que precisam de soluções que utilizem o conceito matemático.
“Quando um item, por exemplo, envolve a cobrança de juros, seja ele simples ou composto, temos que nos remeter à ideia de funções ou de uma progressão para solucioná-lo”, explica o professor de matemática do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília, Cleiton Santos.
Isso mostra que assuntos corriqueiros geralmente são cobrados nos exames, incluindo temas como grandezas proporcionais e matemática financeira, tópicos que fazem parte do cotidiano das pessoas, como aplicações financeiras, cálculo de ingredientes para preparar receitas e até na mídia, quando utiliza gráficos e porcentagens.
Além disso, o professor de Matemática do Colégio Marista Asa Sul, Wesley Xoteslem ressalta que os estudantes devem se focar também em assuntos como regra de três e porcentagem.
“Na geometria, é de grande valia termos a competência de uma visão plana e espacial, bem como os sabermos fazer os cálculos de áreas, volumes e semelhanças entre duas ou mais figuras”, complementa o professor.
Veja outros temas que devem ser cobrados na prova de Matemática:
- Progressão aritmética e geométrica;
- Trigonometria, principalmente no triângulo retângulo e na construção de gráficos da função seno e cosseno
- Problemas que envolvam a construção de equações e funções, especialmente do 1º e 2º grau
- Análise combinatória
- Probabilidade
- Estatística
Os comentários estão desativados.