É cada vez mais importante aprender e praticar o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional na escola
Ser colaborativo, ter proatividade e pensamento crítico são algumas características essenciais para o século 21. Esses comportamentos tão necessários hoje podem ser incentivados desde a idade escolar. Para isso, é preciso incorporar esses conteúdos às salas de aula e tornar essa aprendizagem mais fluida e significativa.
Quando trabalhados no dia a dia dos jovens, fica mais fácil com que eles aprendam e pratiquem as habilidades do século 21. Essa experiência é importante não somente para a formação acadêmica, mas também para o futuro profissional.
Para que seja um aprendizado relevante, é importante que os jovens percebam como esses conteúdos se aplicam na sua vida, no seu cotidiano e na sua realidade.
“Assim, formaremos cidadãos críticos, engajados, criativos, capazes de entender o mundo, de realizar escolhas relacionadas ao seu futuro e de intervir na sociedade de forma consciente, democrática, ética e responsável”, afirma a professora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto, Thais Pileggi.
Por que as habilidades do século 21 são importantes?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta competências gerais que os estudantes devem vivenciar, aprender e desenvolver. Ou seja, as escolas continuam tendo a missão de assegurar os componentes curriculares tradicionais, mas também devem ampliar o alcance do aprendizado.
Considerando esse contexto, surgiu o projeto Conexões XXI, um projeto que busca estimular a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade, promover ações investigativas e oportunidades de aplicação do método científico por meio da elaboração e verificação de hipóteses, bem como a resolução de problemas.
Além disso, tem como intenção permitir a familiarização dos estudantes com a linguagem científica e tecnológica, favorecer o letramento científico, aprimorar o uso de linguagens diversas e da capacidade de expressar-se e argumentar em diferentes contextos e situações. Outra característica do componente é propiciar condições para o estudante defender ideias e pontos de vista, assim como negociar e aceitar opiniões diferentes da sua.
Confira 5 benefícios das habilidades do século 21 para os estudantes:
- Proporciona uma vivência mais segura e consciente;
- Estimula o protagonismo do estudante e a transversalidade dos conteúdos trabalhados;
- Desenvolve o pensamento crítico, ou seja, a habilidade de pensar com clareza e racionalidade, de maneira reflexiva e independente;
- Incentiva a capacidade de resolver problemas, uma habilidade diretamente relacionada à inteligência emocional;
Ajuda na capacidade de lidar com as emoções, reconhecendo os nossos próprios sentimentos e os dos demais.
Comments are closed.