Quando chega o momento de escolher uma escola para seus filhos, os pais e responsáveis já estão plenamente cientes da importância de considerar a preparação para um mundo globalizado. No entanto, existem diferentes formas pelas quais um colégio pode oferecer essa preparação. Essas formas são educação para a cidadania global e aula de inglês.
As duas opções apresentam valor. No entanto, elas têm focos diferentes. Escolher um colégio que ofereça uma ou outra pode influenciar as oportunidades que estarão disponíveis para o aluno em sua fase adulta. Por isso, os pais devem saber diferenciar educação para cidadania global e aula de inglês.
O que é educação para cidadania global
Uma educação para cidadania global visa preparar o aluno para a convivência com culturas distintas da sua, isto é, para sua inserção em ambientes multiculturais. Para isso, seu foco é formar o indivíduo para respeitar, compreender e até mesmo tomar parte, de maneira adequada, de variadas formas de manifestação cultural de outros povos.
Isso está ligado à construção de valores como direitos humanos, justiça social, diversidade, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental. Também está ligado à construção de um senso de responsabilidade em relação a questões gerais que afetam a sociedade global.
Ele poderá ter contato com essas manifestações em experiências internacionais ou mesmo sem nunca sair do Brasil. Afinal, esse é um efeito da globalização: não é preciso viajar para o exterior para se conectar a pessoas de origens diferentes.
É interessante observar que a educação para cidadania global é uma das áreas de trabalho estratégicas do Programa de Educação da UNESCO de 2014 a 2017 e uma das três prioridades da Iniciativa Global Educação em Primeiro Lugar.
Como é desenvolvida a educação para cidadania global
A educação para cidadania global é desenvolvida por meio de uma estrutura de ensino ampla, voltada à formação do aluno em vários aspectos. Não se trata de uma aula ou atividade específica. Trata-se de uma visão que está presente em tudo que é feito no âmbito da vida escolar.
Em uma proposta de educação para cidadania global, a própria maneira como os professores abordam conteúdos e desenvolvem atividades e avaliações em sala de aula é diferente.
Um exemplo disso é o uso de formas de avaliação que privilegiam as habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas, em vez de memorização de informações. Essas são habilidades fundamentais para o cidadão global, que precisa encontrar soluções criativas para problemas complexos, de crises hídricas a acolhimento de refugiados.
Colégios que oferecem educação para cidadania global podem apresentar a opção do ensino integral bilíngue. Isso significa que o aluno tem a oportunidade de realizar uma ampla gama de atividades, completamente imersas não apenas no idioma, mas também na cultura, de outros países.
Diferenças entre educação para cidadania global e aulas de inglês
Tanto a educação para cidadania global quanto as aulas de inglês preparam o aluno para a inserção em ambientes multiculturais. No entanto, a diferença básica entre elas está na forma como essa preparação é desenvolvida.
No caso da educação para cidadania global, como vimos, a preparação envolve a formação do indivíduo em um sentido mais profundo, com a construção de valores e do senso de responsabilidade do cidadão global.
Já no caso das aulas de inglês, a preparação envolve tornar o indivíduo apto para se comunicar nos ambientes multiculturais, de forma que ele possa tomar parte ativamente nas mais variadas situações de interação. Isso inclui situações de ensino, de trabalho, de lazer, entre outras.
Assim como a educação para cidadania global e as aulas de inglês são diferentes em seu escopo, elas também são diferentes em seu formato.
Nas aulas de inglês, a estrutura de ensino é totalmente focada no aprendizado da língua. Os professores abordam regras gramaticais, vocabulário e pronúncia. As atividades e avaliações são voltadas a garantir que o aluno desenvolva as competências de fala, escuta, escrita e leitura.
Imersão cultural
Tanto a educação para cidadania global quanto as aulas de inglês podem promover a imersão do aluno na cultura estrangeira. Porém, elas apresentam motivos diferentes para isso.
No caso da educação para cidadania global, a imersão é promovida para fomentar o respeito, a partir da compreensão e até mesmo a participação naquelas manifestações culturais.
Um cidadão global entende que as manifestações – roupas, comidas, festividades, entre outras – têm significado e não podem ser motivo de discriminação ou alienação. É isso que a educação para cidadania global visa ensinar.
No caso das aulas de inglês, a imersão é promovida como meio para aprofundar o ensino do idioma. Os alunos têm contato com as manifestações culturais para entender como elas se relacionam com a língua. Dessa forma, eles se aproximam mais da fluência.
Metodologia de ensino
Na educação para cidadania global, a metodologia de ensino adotada está alinhada com o desenvolvimento de valores e de habilidades interpessoais que são relevantes para o cidadão global.
É o caso dos já mencionados valores de direitos humanos, justiça social, diversidade, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, assim como as habilidades de pensamento criativo e resolução de problemas.
Por outro lado, na aula de inglês, a metodologia de ensino está alinhada com o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências do idioma.
É o caso, como também já foi mencionado, dos conhecimentos de regras gramaticais, vocabulário e pronúncia, e das competências de fala, escuta, escrita e leitura.
É importante notar que, em ambos os casos, não existe uma única metodologia possível. Por exemplo, nas aulas de inglês, há metodologias em que as competências passivas – escuta e leitura – são desenvolvidas como base para as ativas, e outras que adotam a abordagem contrária.
Por isso, na hora de escolher qual será a prioridade no ensino dos seus filhos, se educação para cidadania global ou aula de inglês, também é importante observar qual metodologia de ensino a escola adota para cada uma delas.
Intensidade do ensino
Em termos de intensidade do ensino, é possível dizer que a educação para cidadania global tem maior intensidade, justamente por não ficar restrita ao âmbito de uma aula. Ela abrange tudo que é feito no âmbito escolar.
Alguns colégios, inclusive, desenvolvem a educação para cidadania global dentro de uma proposta de ensino integral bilíngue. Portanto, o aluno tem a oportunidade de desenvolver os valores e as habilidades de um cidadão global dentro de uma gama mais variada de situações e com um contato mais estreito com o idioma.
É importante notar que, no ensino integral bilíngue, o aluno não passa o tempo extra na escola aprendendo inglês. Em vez disso, ele realiza outras atividades por meio do inglês. Por exemplo, ele desenvolve projetos multidisciplinares em língua inglesa. Enquanto isso, na aula de inglês, temos o ensino formal da língua, com foco no desenvolvimento das competências linguísticas, como a compreensão auditiva e de texto, fala, escrita e ganho de vocabulário para se comunicar em assuntos e ambientes diversos.
Colégios Maristas: Integral Bilíngue e Marista Idiomas
Nos Colégios Maristas, tanto a educação para cidadania global quanto a aula de inglês são alternativas disponíveis para os estudantes, como parte das iniciativas de internacionalização.
Para isso, são oferecidos o Integral Bilíngue e o Marista Idiomas. No Integral Bilíngue, os alunos se envolvem em práticas sociais, rotinas cotidianas, histórias, rimas, músicas, brincadeiras, jogos, experiências sensibilizadoras e projetos investigativos, além das aulas de inglês do Marista Idiomas.
Já no Marista Idiomas, os alunos têm quatro horas de Inglês por semana, com momentos lúdicos envolvendo arte, música, cinema, culinária e empreendedorismo.
O que você busca para seus filhos são aulas de inglês de alta qualidade como parte da experiência na escola? Então, aproveite para saber mais sobre o Marista Idiomas.
Comments are closed.