Marista Lab

Cidadania para crianças: por que inserir esse valor na educação é importante?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Você sabe qual é o papel da escola na formação da cidadania para crianças? Há alguns anos, as instituições de ensino caracterizavam-se de uma forma diferente da que conhecemos, com o foco apenas em boas notas e qualidade de ensino acadêmico.

Entretanto, ao longo do tempo, fica mais visível a importância do trabalho dos professores e dos pais no desenvolvimento emocional e moral dos alunos. O papel da escola na formação do cidadão deixou de ser apenas o ensino das matérias básicas e passou a ser encarado como um desafio muito maior e também mais frutífero, servindo de suporte para reafirmar os valores morais que a criança aprende em casa.

Se você se preocupa com o fortalecimento dos valores sociais na criação dos seus filhos, não deixe de ler a nossa publicação! Hoje, vamos destacar a formação ética e cidadã na educação infantil. ​

O papel da escola na formação do cidadão

A escola é um espaço vivo, onde a cidadania pode e deve ser exercida em várias situações. Como se sabe, as crianças aprendem muito com o ambiente que frequentam e, em diversos momentos, repetem as ações no dia a dia.

Porém, o papel da escola na formação do cidadão vai muito além da criação de hábitos — ela é fundamental para o futuro da criança, especialmente, na criação de um sujeito crítico e responsável.

Por meio de bases científicas, as escolas são responsáveis pela formulação de processos que permitam a autonomia do aluno. Porém, existe um valor inestimável quando o corpo docente realiza o processo com personalização, afeto e respeito.

Cidadãos críticos e participantes

Crianças que têm o privilégio de estudar em instituições de ensino com valores bem determinados e que as preparam para a competitividade de uma forma saudável e ensinam o valor da família estão mais aptas ao sucesso e, em geral, mais preparadas para enfrentar as barreiras impostas pela vida.

Existe uma justificativa para essa afirmação: em uma escola que se preocupa com o cidadão, o aluno exerce o entendimento crítico por meio de atividades e análises de situações que ajudam a elaborar planos de ação.

A função dos pais e professores no processo de ensino-aprendizagem

Preparar para a vida: esse é um dos grandes desafios que os pais e professores encontram durante a jornada de crescimento das crianças. Ao longo dos anos e das transformações sociais, os responsáveis pela educação infantil deixaram de ocupar o espaço centralizador de conhecimento e passaram a atuar como mediadores de um processo contínuo de formação.

Isso significa que, em vez de serem apenas transmissores, passaram também a ser receptores de ensinamentos. Os avanços da pedagogia demonstram que é necessário ensinar a criança a pensar e a questionar as informações que recebe. Dessa forma, além de ser um indivíduo que conseguirá formar as próprias opiniões e competências, terá mais facilidade em se relacionar e se comunicar com outras pessoas.

Portanto, o papel da escola na formação do cidadão vai muito além da sala de aula. Os pais e professores não são apenas autoridades. São também companheiros e devem estar dispostos a escutar as demandas e atentar às emoções do aluno.

Lembre-se de que toda relação (social ou afetiva) é feita por meio de trocas e de interações, e a criança é participante ativa desse processo.

Benefícios das escolas que prezam pela cidadania das crianças

Sabemos que a educação é uma via de mão dupla, começando em casa e sendo reforçada na escola. Por isso, ao buscar uma instituição de ensino é muito importante que ela seja compatível com os valores que você deseja passar para seus filhos.

A seguir, confira os benefícios de matricular seu filho em uma escola que ensine cidadania para crianças.

Cuidados com o meio ambiente

Com atividades voltadas a criar soluções (desde reciclagem até planos de ação para minimizar o desperdício) para um planeta mais limpo, elas aprenderão como o poder de transformação está em suas mãos.

Crianças cidadãs aprendem a respeitar a natureza, elas desfrutarão de uma conexão duradoura com o meio ambiente e aprenderão mais sobre como ter um impacto mais positivo no mundo.

Solidariedade

Partimos do princípio de que todas as pessoas nascem boas, sendo assim, o papel da escola é ajudar a criança a se manter dentro dos valores de bondade, amizade e solidariedade.

Por meio de trabalhos em equipe e jogos em grupo, a criança aprende como ajudar seus colegas, dividindo seus brinquedos e materiais e aprendendo, assim, a compartilhar experiências.

Motivar as crianças a colaborar nas tarefas em grupo pode torná-las mais colaborativas e responsáveis. Eles aprenderão que a colaboração e ajudar os outros é importante e gratificante para todos os envolvidos. A cooperação e a colaboração promovem a solidariedade.

Entendimento dos limites

Ao ensinar a cidadania é preciso mostrar para a criança que além dos nossos direitos, também possuímos deveres que devem ser cumpridos.

Esses limites vão funcionar desde a primeira infância, quando a criança aprenderá que precisa dividir com seus colegas, praticar o respeito e cumprir os cronogramas estabelecidos na sala de aula. À medida em que a criança crescer, novos valores e deveres serão integrados à sua rotina de forma orgânica, fazendo com que o entendimento seja simples e natural.

Melhora no convívio social

Nada mais importante do que saber viver bem em sociedade, sabendo ajudar os colegas, respeitando a todos e entendendo seu papel de mudança no mundo.

Crianças que são expostas aos valores de cidadania desde cedo tendem a se tornarem mais sociáveis e, consequentemente, adultos que conseguem ter comunicações claras e respeitosas.

Como estimular esse valor dentro de casa

Os pais são essenciais para ajudar os filhos a compreender a cidadania. Tim Graves, educador e pai, oferece três ideias para mostrar a seus filhos por meio de seu exemplo e ações que a cidadania é importante:

  • Tenha atitudes democráticas com seus filhos. As democracias precisam de cidadãos que saibam como compartilhar o poder e o controle. Dê às crianças experiências que lhes permitam decidir o que aprender e fazer. Com essas experiências, eles podem aprender a usar o poder com benevolência;
  • Pratique o respeito. Sem o princípio do respeito, a cidadania não pode existir. Quando os pais mostram respeito pelos filhos, os filhos aprendem a aplicar este valor em sua vida;
  • Não minimize seu poder de fazer a diferença. Nenhuma pessoa pode mudar o mundo, mas você pode fazer o que for possível dentro de sua esfera de influência. Como pais, essa esfera começa com seus filhos. O educador Jesse Goodman disse: “A chave para transformar a sociedade está em transformar a consciência dos cidadãos, especialmente das crianças”.

A parceria entre os pais e a escola é fundamental quando o assunto é o desenvolvimento das nossas crianças. Ensine valores como cidadania, respeito e solidariedade desde a primeira infância e busque por um colégio que compartilhe dos mesmos valores que a sua família acredita.

Agora que você já sabe como funciona o ensino de cidadania para crianças, que tal descobrir como estimular a solidariedade em seus filhos?