Muitas vezes os pais se questionam sobre qual a melhor forma de gerar autoconfiança nos filhos desde a primeira infância. Cada criança tem uma personalidade diferente e é única, mesmo assim, é possível estimular determinadas habilidades respeitando o perfil.
Por isso, preparamos este texto para mostrar que o desenvolvimento da liderança infantil pode trazer diversas vantagens para os momentos atuais. Inclusive na fase adulta de uma criança. Pois, liderança é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre a liderança infantil e como estimular seus filhos? Continue a leitura!
Quais são as vantagens de estimular a liderança infantil?
São vários os benefícios de estimular a liderança infantil para os seus filhos. Confira, a seguir, quais são os principais.
Confiança
Uma das principais características de um líder é a confiança. Logo, crianças e adolescentes que aprendem a skill de liderar desde cedo vão possuir mais facilidade em fazer escolhas que possam favorecer a ela e/ou o universo em que está inserida.
Além disso, por ser confiante, essa criança terá menos dificuldade em pedir ajuda quando precisar, pois saberá que está amparada.
Empatia
Um bom líder precisa ser empático e solidário, por isso, crianças que desenvolvem essa habilidade têm mais facilidade em fazer novos amigos, para se oferecer a ajudar os colegas e trabalhar em equipe.
Racionalidade
Crianças com perfil de liderança tendem a racionalizar seus problemas, enfrentando o desafio e criando um plano de ação efetivo para solucioná-lo com mais facilidade.
Como desenvolver a liderança em crianças e adolescentes?
A grande verdade é que quando o assunto é desenvolver a liderança infantil, não existe receita de bolo. Um ponto de atenção é que você precisa respeitar o perfil e as características dos seus filhos, pois eles não devem se sentir pressionados e, sim, estimulados.
Veja, a seguir, algumas dicas que ajudarão seus filhos a se tornarem excelentes líderes no futuro.
Estimule a inteligência emocional
Quanto mais equilibrada for a inteligência emocional de um adulto, maior será a possibilidade de que essa pessoa dê certo em um cargo de liderança. Afinal, é preciso lidar com diversos problemas no dia a dia sem deixar que isso afete a sua vida pessoal.
Para jovens e crianças isso não é diferente. Estimule desde cedo que os seus filhos verbalizem o que estão sentindo (seja algo positivo ou negativo).
Outro ponto que ajuda muito a fortalecer a inteligência emocional é fazer com que a criança, desde pequena, consiga racionalizar aqueles problemas.
É natural que em alguns momentos seu filho chore por não saber montar um brinquedo ou por não ganhar o que gostaria na hora. Assim, você deve explicar o motivo daquela situação e ajudar a criar um plano de ação para resolvê-la, por exemplo: “vi que você está chateado por não conseguir montar seu quebra-cabeças, quer que eu ajude?”.
Permita com que a criança assuma pequenas responsabilidades desde cedo
Pequenas atividades fazem com que as crianças saibam que são responsáveis por determinadas coisas. Isso faz com que elas entendam o seu papel dentro de casa e se tornem mais propensas a ajudar.
Confira algumas atividades que você pode incentivar seus filhos a fazer para estimular o senso de responsabilidade:
- 2 a 3 anos: guardar brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, levar seu prato para a pia;
- 4 a 6 anos: guardar suas roupas e parte da louça, ajudar a colocar a mesa, ajudar a alimentar os pets;
- 7 a 10 anos: lavar e guardar a louça, arrumar a cama, tirar o pó, varrer;
- a partir de 11 anos: preparar lanches rápidos, colocar a roupa para lavar, ficar de olho nos irmãos mais novos.
Incentive as tomadas de decisões
Outro ponto muito importante é deixar com que a criança tome suas próprias decisões. Claro que isso não significa que ela viverá em um mundo em que ela dita as próprias leis.Porém, para que ela consiga desenvolver essa habilidade é interessante oferecer alternativas, quando possível, em vez de impor o que será feito. Por exemplo: na hora do almoço, deixe que a criança escolha quais legumes e vegetais ela vai comer dizendo “filho(a), você quer comer beterraba ou cenoura hoje?”, em qualquer uma das respostas ela escolherá um dos alimentos, mas se sentirá como decisor.
Estimular a liderança infantil só traz benefícios, desde maior confiança, até mesmo a criação de crianças mais empáticas e racionais.
Quer saber mais sobre outras habilidades que seu filho pode desenvolver? Leia este artigo.
Os comentários estão desativados.