Nunca é cedo demais para começar a conversar com seus filhos sobre o meio ambiente e o que eles podem fazer para melhorá-lo. Afinal, aprender a reduzir os impactos negativos à natureza deve fazer parte do cotidiano da família. Isso pode acontecer em casa adotando hábitos como reciclar, consumir com consciência e evitar descartáveis.
Por que as crianças devem aprender a reduzir os impactos à natureza?
Primeiramente, as crianças são naturalmente curiosas sobre o mundo ao seu redor. Por isso, os pais podem aproveitar essa curiosidade de forma positiva, ensinando os filhos sobre como os hábitos sustentáveis favorecem o meio ambiente e reduzem impactos negativos. Com o tempo, são elas mesmas que irão cobrar essas atitudes dos adultos.
Afinal, é sempre bom lembrar que são as crianças que estarão à frente da sociedade no futuro, ressalta a professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine.
“Acredito na formação do indivíduo por completo, humana, cidadã, científica e global. Se pudermos contribuir hoje na base de sua formação enquanto indivíduo, estaremos investindo no nosso próprio futuro também”.
Confira como ensinar as crianças a proteger a natureza:
Explore a natureza
As crianças irão proteger as coisas que amam. Se eles experimentam o ar livre tanto quanto possível, seja no frio ou calor, não precisarão de muito incentivo para querer cuidar dele. Em casa, você pode separar uma caixa para guardar tesouros da natureza, como folhas ou pedrinhas que elas encontrarem em um passeio.
Proponha reflexões
As crianças pequenas exploram a relação de causa e efeito e as consequências de suas ações. Portanto, este é o momento ideal para refletir sobre os impactos positivos e negativos que eles podem ter no meio ambiente. Algumas perguntas intrigantes são: O que acontece com o lixo se o deixarmos cair? Para onde vai o nosso lixo quando o jogamos “fora” ou o reciclamos? O que acontece com o lixo que colocamos em uma composteira?
Crie ambientes acolhedores
Incentivar a criação de ambientes verdes favorece – e muito – a aprendizagem e a exploração. A boa notícia é que você pode envolver as próprias crianças nessa missão. Plantar canteiros de flores silvestres, por exemplo, irá atrair polinizadores e pássaros. Ter uma caixa de abelhas sem ferrão também é uma boa ideia.
Cultive alimentos
Entender de onde vem nossa comida e a forma de produzi-la é muito importante para as crianças. À medida que elas crescem, isso as ajudará a fazer escolhas conscientes sobre o que comem, levando em consideração o bem-estar animal e as condições de cultivo.
Alface, ervas e tomate podem ser cultivados em vasos. Mas se você tiver um pouco mais de espaço, pode plantar beterrabas, batatas e abóboras, fáceis de cultivar ao ar livre.
Gerencie resíduos
A quantidade de resíduos que produzimos e o que fazemos com eles gera um grande impacto para o meio ambiente. As crianças podem começar aprendendo sobre o que pode ser reciclado e o que não pode. Para isso, faça a destinação correta e ensine o seu filho sobre isso. A partir disso, a família pode pensar em conjunto sobre maneiras de reduzir a quantidade de resíduos e reutilizar o que pode ser aproveitado.
Os comentários estão desativados.