Palavra do Especialista

4 Soluções Baseadas na Natureza para driblar a crise hídrica

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Conhecer esses princípios ajuda a tomar consciência sobre as mudanças que podemos aplicar na prática

Uma das soluções no combate às mudanças climáticas pode estar na própria natureza. Quando aplicado à vida nas cidades, um conceito chamado “Soluções Baseadas na Natureza” (SBN) pode ajudar a reduzir os efeitos da crise climática. Ensinar os filhos sobre esses princípios é fundamental para que compreendam do que se trata e possam ser agentes de mudança.

As SBN podem ser definidas como ações inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza. O conceito funciona de duas formas: aprender com a natureza como proteger, gerenciar e restaurar ecossistemas naturais ou modificados e fornecer benefícios à saúde humana, bem-estar e à biodiversidade. Em 2019, foi citado na Cúpula do Clima como uma das nove estratégias prioritárias de enfrentamento da crise climática.

Como as SBN podem ajudar a driblar a crise climática?

O Brasil vive um momento de crise no abastecimento de água como não era registrado há mais de 90 anos, causado pela combinação de fatores como a escassez de chuvas, baixa do nível de reservatórios e maior demanda por energia. Demanda essa que, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), deve aumentar 30% até 2030. Diante disso, é importante que se discutam medidas capazes de proporcionar um futuro mais sustentável. 

Se a redução dos impactos da intervenção humana não pode ser feita de forma integral, as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) são caminhos para construir políticas de melhor gestão da água que podem driblar crises hídricas no futuro. 

Por que é importante ensinar SBN aos jovens?

Em tempos como os atuais, onde os desmatamentos têm acontecido de forma desenfreada, aprender como agir com responsabilidade ambiental é de extrema importância. A escola é um importante agente de transformação.

“Imagine ensinar consciência ambiental de forma a termos mais ‘Greta’s’ participando de conferências internacionais, além de promover intervenções locais? Trabalhar as SBN é a possibilidade de transformar essa utopia em realidade”, ressalta a professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz.

As SBN permitem avanços importantes no caminho do desenvolvimento sustentável das cidades. Os benefícios ecológicos podem variar do aumento do uso de materiais sustentáveis ​​e de base biológica, promoção da biodiversidade e adaptação aos riscos climáticos. A seguir, confira como funcionam quatro exemplos de Soluções Baseadas na Natureza.

1 – Jardins de Chuva

Altamente impermeabilizado, o solo nos espaços urbanos faz com que a água das chuvas escorra com maior velocidade e tenha menor infiltração no solo, o que contribui para a ocorrência de enchentes. 

Os jardins de chuva são projetados para reter e absorver essa água que escoa de ruas, telhados e gramados, permitindo que ela penetre no solo e seja reincorporada ao ciclo hidrológico. Compostos de arbustos, flores e demais espécies de vegetação, esses jardins são plantados em áreas de encostas naturais ou depressões do terreno em espaços urbanos. Para compô-los, é ideal escolher espécies de plantas nativas e resistentes, que possam receber bastante água em um curto período de tempo e pouca nos períodos de seca.

2 – Parque Linear

Os Parques Lineares são construídos no entorno de corpos d’água como rios e córregos, formando uma linha verde ao longo de seus trajetos. Assim como os Jardins de Chuva, quando associados ao planejamento da cidade, esses parques multifuncionais podem se tornar uma alternativa aos problemas de drenagem urbana. Além disso, os espaços verdes urbanos promovem a saúde ao oferecer áreas para atividade física, alívio do estresse e interação social.

3 – Reflorestamento de áreas degradadas

No caminho que faz pela superfície terrestre até voltar aos aquíferos subterrâneos, rios e lagoas, as águas pluviais arrastam consigo lixo, óleo, fertilizantes e demais poluentes. Atividades de conservação ambiental como a proteção das florestas, o reflorestamento de áreas degradadas e o uso de plantas de cobertura na agricultura — que protegem o solo de erosão e melhoram suas condições — podem levar a uma redução dessa poluição nas bacias hidrográficas.

4 – Reuso de água 

O consumo doméstico de água é responsável por uma pequena parte do consumo mundial – uma quantidade muito maior é usada para irrigação. Mesmo assim, podemos aproveitar os princípios das SBN para aplicar em casa o reuso da água. Construir uma cisterna ou usar algum recipiente para coletar a água da chuva é uma sugestão para adotar um consumo consciente. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza de calçadas, do carro e para irrigar o quintal, por exemplo.