Marista Lab

Ciências para crianças: 5 experimentos fáceis para fazer com os pequenos em casa 

Pinterest LinkedIn Tumblr

Crianças são muito criativas e toda pequena novidade consegue despertar a curiosidade  e o interesse delas, fundamentais para o desenvolvimento infantil.  

Com a chegada do período de férias escolares, separar atividades que envolvam ciências para crianças é uma ótima ideia, também, para desconectá-las. 

Confira algumas atividades lúdicas e super divertidas que podem aguçar a curiosidade e o interesse dos pequenos pela ciência por meio de experimentos fáceis! 

Ciências para crianças: por que é tão importante incluir experimentos na infância? 

Colocar em prática experimentos que tornam os estudos das ciências para crianças mais claro, lúdico e real, pode ser transformador na vida. 

É dar a oportunidade para que seu filho observe o mundo ao seu redor por um novo prisma, com uma lupa capaz não apenas de ampliar os detalhes, mas também incluir cor e magia. 

Os experimentos científicos, por mais simples e inocentes que possam parecer, nos explicam didaticamente como muitos aspectos da nossa vida funcionam. 

A empatia e a responsabilidade social, talvez, sejam os fatores mais impactantes que a ciência desperta , pois através deles percebemos que toda mínima ação, tem uma reação que pode transformar o meio em que vivemos por completo. 

Os experimentos científicos servem para dar dinâmica à teoria, afinal, a criança precisa testar, tocar, observar os mínimos detalhes para compreender e reagir ao que está sendo ensinado. 

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar e acreditar, levar ciência por meio de experimentos científicos lúdicos, não deve ser direcionado apenas para quem já possui algum interesse nato pela disciplina. 

Levar ciência para o seu filho desde cedo, não significa que ele será um cientista ou um futuro profissional da área biológica. 

Significa, entretanto, que você contribuirá para o despertar do interesse, da curiosidade e do saber em todos os níveis. 

Aprender por meio de experiências é muito mais rico e gratificante, torna o processo mais prazeroso e fixa de maneira muito mais eficiente a mensagem passada no subconsciente dos pequenos. 

5 experimentos científicos para fazer em casa 

Quando falamos em experimentos para fazer em casa, não estamos falando de nada muito complexo ou que dependa de equipamentos sofisticados e ingredientes de difícil acesso. 

As atividades mais simples e fáceis de serem feitas, geralmente, são aquelas que causam mais impactos visuais e táteis. 

Lembre-se que ciências para crianças, além de despertar a curiosidade e interesse pelo saber nas crianças, precisa ser divertida, intrigante e surpreendente. 

Busque sempre por atividades que combinem com a idade do seu filho e, claro, deixe-o participar de todos os processos que envolvem o experimento. 

Desde a pesquisa sobre o que será necessário para colocar em prática a experiência, até a busca pelos materiais e ingredientes. 

Toda essa dinâmica faz parte do processo e, o melhor, faz com que vocês tenham tempo de qualidade junto, com interação, companheirismo e confiança mútua. 

Veja o que seu filho está aprendendo ou já aprendeu nas aulas de ciências, e selecione atividades que possam agregar ao conteúdo já aplicado ou no que ainda será estudado logo na sequência. 

Confira 5 experimentos incríveis para despertar o amor do seu filho pela ciência e suas infinitas possibilidades! 

1. Tintas dançantes 

Faixa etária indicada: 5+ 

Uma experiência para aprender sobre: cordenação motora, concentração e ensina os pequenos sobre formas e cores. 

Você vai precisar de: 

  • Leite; 
  • Corante alimentício; 
  • 1 prato grande raso; 
  • Detergente; 
  • Cotonete. 

Passo a passo para colocar o experimento em ação: 

Coloque um pouco de leite no prato, o suficiente para cobrir quase toda a louça. Adicione o corante colorido, deixe uma boa distância entre as cores (o ideal é o uso de 2 ou 3 cores). 

Molhe a ponta do cotonete no detergente e peça para seu filho colocar o cotonete com a ponta úmida dentro da mistura de leite e corante. 

O detergente, fará com que o corante e o leite se movam, formando uma dança de cores no prato, cada vez que o detergente se mover, as cores farão formas diversas no prato. 

2. Cabelos arrepiados 

Faixa etária indicada: 6+ 

Uma experiência para aprender sobre: eletricidade, estática e atração entre diferentes elementos. 

Você vai precisar de: 

  • 1 balão; 
  • 1 roupa de lã (blusa, casaco, cachecol). 

Passo a passo para colocar o experimento em ação: 

Encha o balão e dê um nó no bico. Pegue a peça de roupa de lã, e esfregue o balão por alguns segundos. Em seguida, aproxime e passe o mesmo lado do balão que você esfregou na lã nos cabelos. 

E veja a mágica acontecer, a eletricidade estática fará com que os fios do cabelo fiquem ouriçados. Ah, mas para isso acontecer os cabelos precisam estar secos. 

3. Lâmpada de lava 

Faixa etária indicada: 8+ 

Uma experiência para aprender sobre: elementos com diferentes densidades se repelem quando se encontram (água e óleo), mesmo quando o gás carbônico, eliminado pela pastilha, movimenta ambos dentro da garrafa. 

Você vai precisar de: 

  • 1 pote alto e grande, como uma jarra ou vaso de vidro; 
  • 1 copo de água; 
  • 1 litro de óleo de cozinha; 
  • Corante alimentício; 
  • 1 pastilha de efervescente antiácido. 

Passo a passo para colocar o experimento em ação: 

Na jarra de vidro adicione primeiro o óleo de cozinha, misture um pouco de corante alimentício na água reservada – até atingir a cor desejada. 

Despeje a água colorida na jarra com o óleo. Como bem sabemos, óleo e água não se misturam, sendo assim, será possível ver o óleo indo para a parte de cima do pote. 

Então, adicione a pastilha efervescente dentro da mistura. Quando ela atingir o fundo do pote, com água e começar a reagir, a mágica começará a acontecer. 

Óleo e água colorida farão uma frenética dança dentro da jarra, igual a uma lâmpada de lavas. 

4. Pimenta na água 

Faixa etária indicada: 5+ 

Uma experiência para aprender sobre: a importância de manter as mãos higienizadas, essa experiência muito além de conceitos científicos aprofundados, é jeito lúdico para ajudar criança a entender como lavar mãos, escovar os dentes é essencial no dia a dia. 

Você vai precisar de: 

  • 1 prato raso; 
  • 1 copo de água; 
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino moída; 
  • Detergente. 

Passo a passo para colocar o experimento em ação: 

Adicione a água no prato até cobrir quase todo o recipiente. Depois salpique a pimenta-do-reino de modo que ela fique bem espalhada por todo o prato. 

Agora peça para o seu filho colocar o dedinho dentro da água com pimenta. Vocês irão observar que nada vai acontecer. A pimenta continuará flutuando sobre a água. 

Agora peça para que ele passe uma gota de detergente na ponta do dedo. E, coloque esse mesmo dedo no prato novamente. 

Agora, sim, a mágica acontece. A pimenta vai dançar para longe, se afastando para não ter contato com o sabão. 

5. Vulcão de lava 

Faixa etária indicada: 8+ 

Uma experiência para aprender sobre: reações químicas e, também, trabalho em equipe, proporção e paciência. 

Você vai precisar de: 

  • 1 bacia grande; 
  • 1 garrafa PET pequena (600ml); 
  • 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio; 
  • 1 xícara de chá de vinagre; 
  • 1 xícara de chá de detergente; 
  • 1 funil; 
  • Corante alimentício (laranja ou vermelho). 

Passo a passo para colocar o experimento em ação: 

O primeiro passo é colar a garrafa no fundo da bacia, pode ser com fita adesiva ou cola quente. Depois, com a ajuda do funil, adicione dentro da garrafa o bicarbonato de sódio. 

Em um copo ou jarra misture o corante, o vinagre e o detergente líquido. Mexa bem todos os ingredientes e, ainda com a ajuda do funil, peça para que seu filho despeje a mistura dentro da garrafa. 

Em poucos segundos a mágica vai acontecer. A reação química dos ácidos do bicarbonato e do vinagre, farão com que uma lava colorida suba pela boca da garrafa, igualzinho um vulcão! 

Viu só como as ciências para crianças podem ser muito divertidas? Qual ou quais experimentos que apresentamos você vai fazer em casa? 

Quer mais dicas como essa para turbinar a educação do seu filho? Leia: 4 motivos para incluir seu filho em atividades extracurriculares aqui em nosso blog! 

Os comentários estão desativados.