Marista Lab

4 motivos para incluir seu filho em atividades extracurriculares

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Você acredita que o currículo escolar é suficiente para satisfazer todas as necessidades de desenvolvimento do seu filho? Embora muito importante para a formação da criança, os conhecimentos em sala de aula não são suficientes para sua evolução plena e é aí que entram as atividades extracurriculares.

Em um mundo mais dinâmico e conectado, o desenvolvimento de habilidades motoras, emocionais e sociais se torna muito importante para a formação de adultos aptos para enfrentar os desafios futuros. Por conta disso, as atividades extracurriculares têm se destacado como uma opção produtiva para ocupar uma parte do tempo livre das crianças e jovens.

Ainda possui dúvidas sobre as vantagens desse tipo de atividade? Então, continue a leitura e descubra quais são os motivos para ingressar seus filhos em atividades extracurriculares.

1. Estimula o desenvolvimento cognitivo

Dentro da sala de aula, o aprendizado é voltado diretamente para o desenvolvimento do intelecto, a noção dos conteúdos básicos definidos para que qualquer aluno assimile durante a sua vida escolar. 

Essas disciplinas obrigatórias, tais como história, geografia, matemática, português, entre outros, são essenciais para o progresso das crianças na sociedade. Porém, não são as únicas. O desenvolvimento cognitivo de qualquer pessoa passa também pela prática de atividades fora da sala de aula.

A teoria das múltiplas inteligências indica que o ser humano possui 8 formas de processamento de informação, cada uma relacionada a um tipo de habilidade, que pode ser mais corporal, verbal, lógica, musical, entre outros. Cada uma dessas inteligências vai indicar a melhor forma desse indivíduo aprender. 

Por isso, é tão importante que a criança se ponha à prova e teste diversas atividades. Assim, ela descobrirá mais cedo o caminho mais curto para o seu sucesso.

2. Aumento da autoestima

Como acabamos de perceber, o ser humano possui muitos tipos de inteligência. Na sala de aula, na maioria das vezes, somos apresentados a uma forma. Com isso, alguns alunos que não conseguem bom rendimento podem se sentir desmotivados. Por isso, a importância de combinar a sala de aula com outras atividades para explorar todo o potencial do aluno.

Porém, quando esses se descobrem talentosos em algo, como esportes ou artes, por exemplo, acabam desenvolvendo uma visão mais positiva de si mesmo. Assim, desenvolvem melhor a sua autoestima e autoconfiança.

3. Melhora a socialização

As atividades extracurriculares são ótimas para desenvolver habilidades de socialização e espírito de equipe. Enquanto na sala de aula o esforço do aluno é o que mais conta em relação ao seu resultado, nas artes e no esporte ele aprenderá que é o empenho da equipe que fará a maior diferença no final das contas.

Conceitos como solidariedade, empatia e colaboração se tornarão mais comuns para a criança, que crescerá mais apta para lidar com as questões do mundo adulto.

4. Estimula o autoconhecimento

Na infância tudo é novidade, uma criança ainda não sabe aquilo em que possui habilidade ou o que ela não deseja fazer. Logo, ela precisa testar seu autoconhecimento para descobrir aquilo que gosta e o que não, e ficar a um passo além para o futuro, no momento da escolha profissional.

Com atividades artísticas a criança pode perceber, por exemplo, que ela possui uma grande habilidade de se expressar em público ou, a capacidade de criar. Já praticando esportes, ela pode descobrir habilidades motoras que serão decisivas no seu desenvolvimento. Quanto antes a criança descobrir aquilo que gosta e se destaca, mais cedo ela poderá investir nisso.

As atividades extracurriculares podem trazer inúmeras vantagens para o seu filho, como o desenvolvimento cognitivo, aumento da autoestima, melhora na socialização, porém devem ser aplicadas com cuidado. O excesso de atividades na rotina da criança pode ter o efeito oposto, gerando estresse, cansaço e desmotivação. Além disso,

toda criança precisa de um tempo livre para brincar e descansar. Portanto, não exagere.

Lembre-se de não forçar a criança a uma atividade que ela não queira fazer. Permita que ela tome a iniciativa e se isso não acontecer, apresente sugestões e faça testes. Certamente, assim ela encontrará uma atividade com a qual ela se identifica.

Agora que você entendeu os benefícios das atividades extracurriculares, clique aqui e descubra mais sobre o Núcleo de Atividades Complementares (NAC) dos Colégios Maristas.