O futebol é uma verdadeira paixão nacional. Não é para menos que, desde cedo, muitas crianças acompanham de perto o time preferido e crescem com esse fascínio. Os pais podem aproveitar esse interesse para se aprofundar na história do esporte por meio de livros e filmes, por exemplo.
Assim como todo esporte, a prática do futebol traz diversos benefícios para a mente e para o corpo.
“Além de incentivar o desenvolvimento social e cognitivo, jogar futebol ainda ajuda a fazer amizades e ensina sobre resolução de conflitos”, ressalta o professor do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Maringá, Fábio Ricardo Acencio.
Ou seja, se por um lado jogar bola traz diversos benefícios para o desenvolvimento, por outro, explorar as narrativas do futebol em livros e filmes ajuda a fortalecer os laços familiares.
Confira a lista que preparamos com 10 livros e filmes sobre futebol para conhecer a história do esporte:
Filmes
1. Maldito Futebol Clube (2009)
Esse filme narra a história de, nada mais nada menos, que um dos técnicos mais idolatrados da Inglaterra. O ator Michael Sheen interpreta o técnico Brian Clough, que fez história sendo bicampeão da Champions League com o modesto Nottingham Forest.
Classificação: 12 anos
2. Lições de um Sonho (2011)
Temos aqui um filme alemão sobre o futebol. É a história verdadeira de um professor de inglês que introduz o futebol na Alemanha com uma finalidade: apresentar a cultura inglesa aos alunos. Ou seja, o futebol é uma isca para o interesse dos alunos.
Classificação: 14 anos
3. Driblando o Destino (2002)
Jesminder Bhamra é uma jovem que quer se tornar jogadora de futebol profissional. O ídolo dela é ninguém menos do que o ex-craque inglês David Beckham. No entanto, a família de Jesminder, que é indiana, prefere que ela siga as tradições culturais e religiosas do país.
Classificação: 12 anos
4. Goal – O Sonho Impossível (2005)
O jovem mexicano Santiago Muñiz é o personagem principal desse enredo. Com o sonho de ser jogador profissional e de viver da glória que a modalidade proporciona, Santiago não deixa de buscar o seu sonho a cada dia.
Classificação: 12 anos
5. Pelé, o nascimento de uma lenda (2016)
Desde menino, Edson Arantes do Nascimento (interpretado pelo ator Leonardo Lima Carvalho) demonstrou imensa habilidade ao jogar futebol. Ao crescer, ele recebe a oportunidade de jogar na equipe do Santos e supera as dificuldades com seu talento em campo. Como resultado, aos 17 anos, é convocado para disputar a Copa do Mundo de 1958 pela seleção brasileira.
Classificação: 10 anos
Livros
1. O chute que a bola levou, Ricardo Azevedo
A bola de couro vivia sonhando trezentas mil coisas na prateleira de uma loja de material esportivo. No entanto, um belo dia, foi comprada e entrou em campo para sua primeira partida. Mas o que ela jamais poderia imaginar é que aquele seria apenas o início de muitos jogos extraordinários e inesperados.
2. A bola e o goleiro, Jorge Amado
Nesta narrativa infantil, a imparcial bola Fura-Redes acaba se apaixonando por Bilô-Bilô, um goleiro que vive às turras com as bolas. Mas, com bom humor e romantismo, a bola e o goleiro mostram que dois seres com vocações opostas podem se apaixonar.
3. 1 drible, 2 dribles, 3 dribles: manual do pequeno craque cidadão, Marcelo Rubens Paiva e Jimmy Leroy
Um manual para quem quer saber tudo sobre futebol. A partir de uma história de ficção, o leitor é introduzido aos principais fatos e curiosidades do esporte. A história fala de Joca, que era o maior craque da sua cidade. Mas, quando a família tem que mudar de cidade, o menino perde seu posto. Para reconquistar a fama, ele vai passar por muitos desafios.
4. Maluquinho por futebol, Ziraldo
O livro reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho. O garoto mostra suas habilidades como jogador de futebol e entra em campo com toda sua turma. Eles se aventuram torcendo, fazendo gols e dando bolas fora, sempre com muito humor e espírito esportivo.
5. Uma história de futebol, José Roberto Torero e Cássio Loredano
Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, no entanto, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais. O problema é que às vezes eles são driblados pelas meninas, não conseguem dar chapéu nos professores e sofrem contra-ataques do destino.
Os comentários estão desativados.