Fazer com que o estudo seja um hábito de vida, mesmo depois do período escolar, é o objetivo de muitas mães e pais. E não é à toa, afinal essa prática gera benefícios e habilidades essenciais para o desenvolvimento e deve ser incentivada desde a infância. Com isso, aumenta as chances do seu filho gostar de estudar.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada criança é única, então é importante experimentar diferentes abordagens e observar o que funciona melhor para ela. O mais importante, portanto, é manter uma atitude positiva e encorajadora em relação ao aprendizado, ajudando no desenvolvimento de uma mentalidade positiva em relação aos estudos.
Benefícios de incentivar o filho a gostar de estudar
Além disso, quando se trata de incentivar a criança a gostar de estudar, é necessário conhecer a criança, seus gostos e preferências. “Quando associamos estudos aos interesses delas e, se possível, de forma lúdica, dificilmente a criança não se sentirá estimulada a aprender cada vez mais. E, depois disso, para se tornar um hábito, cuidados como rotina de horário, ambiente tranquilo, e sobretudo o exemplo, são aspectos que devem ser incentivados diariamente”, ressalta a coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Cascavel, Aline Piloneto.
Logo, uma rotina de estudos é o primeiro passo para incluir essa prática nos hábitos cotidianos. A ideia é que esse momento seja reservado para a criança aprofundar leituras, elaborar pesquisas e descobertas relacionadas aos conteúdos escolares e, por exemplo, realizar as tarefas extras propostas em sala de aula.
Existem várias estratégias que podem tornar o processo de estudo mais agradável e motivador. Confira:
– Crie um ambiente propício para o estudo: garanta que a área de estudo seja confortável, bem iluminada e livre de distrações. Um espaço organizado pode ajudar a criança a se concentrar melhor.
– Estabeleça uma rotina: ajude a criança a criar uma rotina diária de estudo, reservando um tempo específico para isso. Uma rotina consistente pode ajudá-la a se acostumar e a encarar o estudo como parte natural do seu dia a dia.
– Torne o aprendizado divertido: utilize métodos de ensino divertidos e interativos, como jogos educativos, aplicativos , vídeos e atividades práticas. Isso pode tornar o processo de aprendizado mais interessante e envolvente.
– Incentive a curiosidade: estimule a curiosidade fazendo perguntas, explorando tópicos de interesse e incentivando a criança a fazer perguntas também. Isso pode ajudar a desenvolver o amor pelo aprendizado.
-Estimule a autonomia: permita que a criança escolha algumas das atividades de estudo e dê-lhe alguma autonomia no processo de aprendizado. Isso pode ajudar a criança a se sentir mais responsável e motivada em relação aos estudos.
Comments are closed.