Marista Lab

Como incentivar seu filho a gostar de estudar? 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

É comum que pai, mãe ou responsável tenham o hábito de refletir sobre como incentivar seu filho a gostar de estudar. Fazer com que o estudo seja um hábito de vida de uma pessoa é o objetivo de muitos, em virtude dos diversos benefícios que podem originar dessa prática. 

Essa aprendizagem contínua é fundamental para ampliar saberes e desenvolver diferentes habilidades e trata-se de algo que pode ser incentivado desde cedo, na infância, mostrando para os estudantes a importância do aprendizado e os ajudando a valorizá-lo

Além disso, o hábito de aprender pode ser muito válido para que as crianças atinjam melhor desempenho na própria escola. Continue a leitura do post e saiba mais sobre o tema! 

Qual a importância do estudo como hábito? 

Ao longo da sua vida, uma pessoa se depara com muitas e diferentes situações que envolvem construir novos conhecimentos. Por isso, incentivá-la realizar atividades que a levem a gostar de estudar vai ajudá-la a desenvolver um processo de aprendizagem mais integral e produtivo. 

Por isso, vale a pena construir com seu filho a ideia de que ter uma rotina de estudos pode ser algo prazeroso e que pode trazer benefícios para vários momentos de sua vida, além de contribuir com a sua aprendizagem formal. 

Uma rotina de estudos funciona como uma espécie de programação ou horários que os pais podem combinar com seus filhos de acordo com seu nível escolar, idade, entre outras especificidades da criança.  

A ideia é ter esse momento reservado para que a criança possa aprofundar leituras, elaborar pesquisas e descobertas relacionadas aos conteúdos escolares e, até mesmo, realizar as tarefas extras propostas em sala de aula.  

Ao longo desse caminho, o apoio emocional e o diálogo são importantes para que a família entenda quais são as dificuldades que o aluno enfrenta e a percepção que ele tem sobre o estudo. 

A conversa próxima, aberta e respeitosa e o trabalho de autoconhecimento são boas oportunidades para compreender o que pode auxiliar a criança a criar uma rotina de estudos que faça sentido para ela e que seja realmente efetiva. 

Afinal, a ideia é justamente encontrar estratégias que vão instigar o interesse da criança pela aprendizagem e, de fato, fazer com que ela “aprenda a aprender”. 

Considerando que cada pessoa é diferente e desenvolve conhecimentos de formas distintas, incentivar uma criança a ter prazer em aprender é uma jornada a ser elaborada aos poucos e continuamente, que pode trazer benefícios a médio e longo prazo como melhor adaptação a mudanças, pensamento crítico apurado, capacidade de inovação, entre outros. 

Como ajudar a criança a compreender o prazer em aprender? 

O prazer em aprender é favorável não somente para a vida escolar, mas pode ajudar as crianças a enxergar o aprendizado como algo positivo e importante para sua formação, especialmente considerando o desenvolvimento do protagonismo e autoconfiança. 

Pensando nisso, como apoiar seu filho nessa jornada e fortalecer seu interesse pela aprendizagem? Confira algumas dicas de como incentivar seu filho a gostar de estudar para colocar em prática no dia a dia. 

Auxiliar a criança a criar uma rotina de estudos 

Em geral, as crianças ainda são dependentes dos pais para estabelecer passos em suas rotinas. Não é raro um cuidador ter que lembrá-las de escovar os dentes, de arrumar a mochila e outras tarefas. 

Enquanto eles vão construindo e fortalecendo sua autonomia, dê o apoio que eles precisam para administrar melhor os compromissos da escola, por exemplo.  

Uma ideia é auxiliá-los a estabelecer uma rotina que envolva um período de tempo específico para organizar as tarefas da escola. Algumas sugestões são ações como sentar-se com a criança e pedir que ela compartilhe os materiais trabalhados no dia, conversar sobre os planejamentos na agenda, pendências de estudos ou projetos, entre outros.  

Para que seu filho crie o hábito, é preciso consistência e repetição. Por isso, acompanhe e veja se a rotina está sendo cumprida e se algum ajuste é necessário. 

Oferecer um ambiente de estudos acolhedor e confortável 

Concentração e conforto são elementos importantes para tornar a rotina de estudos mais prazerosa. Assim, escolha, com seu filho, um ambiente tranquilo, arejado e bem iluminado para instalar sua área de estudos. 

Assegure-se de ter uma mesa e cadeira confortáveis e o material necessário disponível. Procure diminuir também as distrações, então vale a pena garantir que TVs, celulares e outros elementos estejam desligados durante o tempo de estudos nesse ambiente. 

Promover o estudo por meio de estratégias sugeridas pela escola 

Conte com a orientação e o apoio dos educadores para encontrar esse material extra. Uma boa notícia é que, hoje em dia, muitos livros didáticos trazem sugestões de jogos, vídeos e conteúdos interativos que podem tornar a rotina de estudos mais interessante e proveitosa. 

Crianças aprendem brincando. Assim, a ludicidade é um elemento importante e vale a pena incorporá-lo na rotina de estudos para incentivar seu filho a gostar de estudar.  

Para isso, não se atenha apenas aos livros didáticos e pense em práticas, jogos e atividades que podem tornar a aprendizagem de algum tema mais divertida. 

Participar da vida escolar dos seus filhos 

O apoio dos pais, tanto na forma de suporte emocional como com o acompanhamento das rotinas escolares, é muito importante para que uma criança se sinta segura. É importante que o momento de aprendizagem seja um momento de afeto entre os familiares. 

Ao perceber o interesse e o comprometimento dos pais, os filhos tendem a valorizar os momentos de estudo e ter mais dedicação. 

Logo, busque saber o que seu filho está estudando, quais são as tarefas e como andam as aulas. Aproveite a oportunidade para pedir que ele comente algum assunto que discutiu na escola para você.  

Isso pode ser interessante para estimulá-lo a revisar e consolidar conhecimentos, além de encorajá-lo a estudar mais sobre o tema. 

Qual é o papel da escola em incentivar uma criança a gostar de estudar? 

Quando o assunto é gostar de estudar, a escola é uma importante parceira das famílias. Afinal, a infraestrutura oferecida, os materiais e os métodos de ensino adotados colaboram para que crianças se sintam mais motivadas a aprender. 

Os educadores precisam assumir um papel mediador para auxiliar os estudantes a organizar suas tarefas e estudos e identificar maneiras de tornar o ensino mais conectado com a descoberta e construção de novos conhecimentos que farão parte da formação de jovens e crianças.  

Assim, uma escola que tem o compromisso com uma educação transformadora, centrada na formação integral do sujeito, que atua de forma acolhedora e que valoriza e compreende as diferenças cria um ambiente que propicia que alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos de forma harmoniosa e criativa. 

Essas características podem impactar as crianças de maneira positiva, estimulando-as a ter prazer em aprender e enxergar o conhecimento como algo que faz parte da sua formação como cidadãos que atuam e transformam o mundo ao seu redor.  

Esses elementos estão no centro da proposta pedagógica dos Colégios Maristas, uma educação inovadora que visa desenvolver habilidades como autonomia, criatividade e protagonismo com base em valores humanos como empatia, acolhimento, solidariedade e companheirismo. 

Um caminho para começar a incentivar seu filho a ter prazer em aprender pode estar justamente em uma mudança de visão que propõe enxergar o aprendizado como uma um meio para  atuar de forma significativa e transformadora no mundo.  

Assim, aproveite as dicas aqui e conte com a escola como parceira para auxiliar seu filho a criar bons hábitos de estudo e despertar nele a paixão pelo conhecimento. 

Gostou das nossas dicas de como incentivar seu filho a gostar de estudar? Aproveite sua visita ao nosso blog e acesse nosso site para conhecer mais sobre a proposta pedagógica e a educação dos Colégios Maristas!