Adolescência

Dicas essenciais para sobreviver ao período sem aulas

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Com o cancelamento das aulas, famílias precisam oferecer outras atividades aos filhos

Com a mobilização para prevenir e conter o Covid-19, o coronavírus, crianças e adolescentes passam a ficar em casa, seguindo a orientação de evitar aglomerações para conter a propagação do vírus. Diante desse cenário, é preciso que as famílias organizem os horários e planejem as atividades do dia para manter uma rotina saudável para os filhos.
O momento é desafiador e pede planejamento e uma boa dose de resiliência, de acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Ana Paula Detzel.

“Estamos passando por um momento único na história, todos temos que fazer nossa parte para que possamos contornar essa nova doença da melhor maneira possível. Comunicação, paciência e empatia serão nossos melhores aliados com certeza”, comenta.

Para lidar com o isolamento em casa, ela sugere algumas dicas para que pais e responsáveis consigam equilibrar as atividades profissionais e pessoais com o tempo ocioso dos filhos em casa. Confira algumas dicas para orientar os filhos durante o período de suspensão das aulas:

Ler

Aproveitar o tempo livre para ler aquele livro que está parado na estante é uma boa sugestão para aproveitar o período em casa com atividades educativas. A família pode aproveitar para fazer uma leitura em voz alta em algum cantinho aconchegante da casa e, assim, vivenciar um momento de união e tranquilidade.

Conversar

Sempre é importante explicar sobre o atual momento que estamos vivendo. Explicar que é importante manter o isolamento para a segurança de todos e que os filhos têm papel importante nisso ajuda a integrá-los à situação.

“Apenas deixar as crianças em casa, sem explicar o motivo pode gerar ainda mais ansiedade. Conversar e explicar sobre o que acontece no mundo é um papel importante dos pais e deve ser praticado sempre”, explica a coordenadora.

Combinar

Aceitar que haverá mudanças na rotina é o começo para se estabelecer uma nova rotina, em comum acordo com todos.

“Crianças precisam de horários e atividades que ajudem a manter a rotina. Estabelecer um período de estudo, leitura ou para fazer atividades escolares é uma boa opção nesse momento atípico”, orienta. É importante lembrar que não estamos em férias e que nem só lazer e divertimento preencherão os dias, mas outras atividades adaptadas para casa podem garantir um pouco de estabilidade.

Ajudar

Em um período que pede isolamento, todos vão ficar mais tempo em casa do que normalmente ficariam. Mesmo que possa parecer incômodo, é uma oportunidade para todos ajudarem em ações corriqueiras como varrer a casa, organizar o armário ou o local de brinquedos e até lavar a louça. Contar com a ajuda das crianças na hora de cozinhar receitas simples e adequadas para a faixa etária é um bom passatempo.