Adolescência

Saiba mais sobre o universo geek! Confira nossas dicas.

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira a lista que preparamos para celebrar o Dia do Orgulho Nerd

O universo geek nunca esteve tão na moda. Mesmo que os nerds sempre tenham existido, foi nos últimos 10 anos que ganharam destaque no cenário cultural. Prova disso é a quantidade de filmes, séries e livros que existem para atender a esse público. Para confirmar essa relevância foi criado o Dia do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25 de maio, mesmo dia em que, em 1977, estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, uma das principais referências nerds de todos os tempos.

O Dia do Orgulho Nerd surgiu em 2006 por um grupo de espanhóis que decidiu homenagear a comunidade geek. Porém, a sua origem é um pouco mais antiga, surgiu como o Dia da Toalha, expressão adotada por alguns até hoje.

Já o Dia da Toalha apareceu em homenagem ao escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro que mescla ficção científica com toques de humor.  Na obra, a toalha é o objeto essencial para qualquer mochileiro espacial, se tornando um item básico de sobrevivência.

Para celebrar a data, a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia, Maria Cristina Borges, selecionou algumas dicas de livros, filmes e séries geeks. Confira:

Livros

Duna, de Frank Herbert

A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto.

Eu, Robô, de Isaac Asimov

Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de “Eu, robô” são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas.

A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells

E se de repente marcianos invadissem a Terra e começassem a eliminar todos os homens que encontrassem pela frente? E se esse fosse apenas o primeiro passo para dizimar a civilização? Este é o universo criado por H. G. Wells em A guerra dos mundos, um dos primeiros romances sobre invasão alienígena e uma das histórias de ficção científica mais influentes da literatura.

2001: uma Odisséia no espaço, de Arthur C. Clarke

Em 1968 chegava aos cinemas o épico espacial que marcaria para sempre a indústria cinematográfica, 2001: Uma Odisseia no Espaço, considerado um dos mais importantes e influentes filmes da história. A obra teve seu roteiro escrito a quatro mãos, pelo autor de ficção científica Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento.

Neuromancer, de William Gibson

No futuro, existe a matrix, uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo sobre tudo. Mas há uma elite que navega por essa grande rede de informação – os cowboys.

1984, de George Orwell

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

O guia definitivo do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams

Obra que reúne todos os livros da série. A saga de Arthur Dent pela Galáxia conquistou fãs pelo mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando leitores de todas as idades.

As crônicas de gelo e fogo, de George R. R. Martin

Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem… e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.

O universo numa casca de noz, de Stephen Hawking

O autor se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias.

Filmes

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Conhecido originalmente apenas por Star Wars — ou Guerra nas Estrelas —, o filme chegou às telonas em 1977 e causou uma verdadeira revolução na forma de fazer filme.

Livre para todos os públicos

Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Uma rixa antiga no mundo dos nerds divide os fãs entre quem gosta mais de Star Wars e quem é adepto de Star Trek — ou apenas Jornada nas Estrelas. O fato é que, apesar da “briga”, há milhões de fãs de ambas as franquias espalhados por todo o planeta.

Livre para todos os públicos

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

A ficção científica caminha de mãos dadas com o mundo nerd e um dos principais filmes do gênero já feitos até hoje é este. Lançado em 1982, o filme é dirigido por Ridley Scott e foi baseado na obra literária de Philip K. Dick, um dos mestres da ficção científica.

Não recomendado para menores de 14 anos

Os Caça-Fantasmas (1984)

Apesar de nem sempre ser associado a algo que ajudou a fortalecer a cultura nerd, Os Caça-Fantasmas não poderia ficar de fora desta lista. O filme dirigido por Ivan Reitman e que chegou às telonas do mundo todo em 1984, é um dos grandes clássicos da comédia de ficção científica.

Não recomendado para menores de 10 anos

De Volta Para o Futuro (1985)

Dirigido por Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro estreou no cinema em 1985 e deu início a uma das mais celebradas franquias de ficção científica realizadas até hoje. Referência quando o assunto é misturar comédia com assuntos científicos, o filme consagrou personagens como Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

Livre para todos os públicos

Os Goonies (1985)

A infância de muita gente foi marcada por Os Goonies, filme dirigido por Richard Donner e escrito por Steven Spielberg e Chris Columbus. Uma grande aventura infanto-juvenil e que causou — e ainda causa — forte impacto na cultura nerd ao redor do mundo.

Livre para todos os públicos

Akira (1988)

A cultura nerd, os mangás e os animes estão interligados, então é justo que incluir Akira nesta lista. A animação japonesa, dirigida por Katsuhiro Otomo, chegou ao cinema em 1988 e é baseada em uma série de mangás escrita pelo próprio diretor.

Não recomendado para menores de 14 anos

Matrix (1999)

O final do século XX trouxe uma nova revolução para o cinema de ação. Em 1999, chegava às telonas Matrix, passo inicial de um universo criado e dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski. O filme marcou época e ganhou um lugar especial na cultura nerd.

Não recomendado para menores de 12 anos

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Em 2001, chegava ao cinema uma das trilogias cinematográficas mais celebradas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel trouxe inúmeros novos fãs para a cultura nerd, especialmente o “nicho” dos apreciadores de jogos de RPG.

Não recomendado para menores de 12 anos

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Adaptação da história em quadrinho criada por Bryan Lee O’Malley, o filme, dirigido por Edgar Wright, mostra a jornada de Scott Pilgrim (Michael Cera) para vencer os ex-namorados de sua amada e, assim, poder ficar com ela em paz.

Não recomendado para menores de 12 anos

Séries

The Big Bang Theory

A série, que se tornou a atração mais vista na TV norte-americana, mostra o dia a dia de um grupo de amigos com enorme capacidade intelectual, mas com poucas habilidades para o mundo real.

Não recomendado para menores de 12 anos

Young Sheldon

É um spin-off da série The Big Bang Theory. O show conta a história de Sheldon Cooper, o nerd favorito de muitos fãs do programa, convivendo com sua família e com o dia a dia no leste do Texas.

Não recomendado para menores de 14 anos

Silicon Valley

A série conta a história de um grupo de programadores que trabalham no Vale do Silício e enfrentam a rotina das gigantes da tecnologia. A sitcom traz os desafios da indústria e dos profissionais da área, misturando situações cômicas e trágicas na vida dos personagens.

Não recomendado para menores de 14 anos

The IT Crowd

Conta a saga de dois técnicos de TI, Moss e Roy, e de sua gerente, Jen. O trio trabalha em uma grande companhia, a Reynholm Industries, onde os rapazes tentam fugir ao máximo do trabalho por não gostarem da ideia de receber ordens de quem não entende de tecnologia. 

Não recomendado para menores de 12 anos

Dr. Who

Depois de ser transmitida entre 1963 e 1989, Dr. Who retornou à TV em 2005. A série narra a história do personagem Doctor, um alien que viaja no tempo e espaço capaz de se regenerar, mudando sua aparência e personalidade antes de morrer.

Não recomendado para menores de 12 anos

Arquivo X

A série Arquivo X fez sucesso entre 1993 e 2002 e foi renovada para mais uma temporada em 2018. A série é uma das maiores produções de ficção científica da TV e traz os agentes do FBI Mulder e Dana Scully como protagonistas. Os personagens são responsáveis por investigar casos bizarros que envolvem conspirações envolvendo o governo e espécies alienígenas.

Não recomendado para menores de 12 anos

Star Trek

Criada por Gene Roddenberry em 1966, mostra as aventuras do capitão James T. Kirk e de sua tripulação na nave USS Enterprise. Entre os personagens do programa estão Spock, McCoy, Uhura, Scott, Sulu e Chekov, exploradores da galáxia e defensores da Federação Unida dos Planetas.

Não recomendado para menores de 12 anos