Ser resiliente ajuda a passar por momentos difíceis com mais tranquilidade e consciência
Quando as coisas dão errado, a resiliência é o que o ajuda a enfrentar e superar os momentos difíceis. O termo, bastante em alta, retrata a capacidade de resistir à pressão, adaptação a mudanças e superação de obstáculos. Às vezes, isso pode trazer ainda mais força. Ser resiliente é importante em qualquer área da vida, pois é uma habilidade importante para lidar com problemas e frustrações. Na preparação para o mercado de trabalho não é diferente.
Mesmo que a carreira escolhida exija muita criatividade, é interessante saber que trabalhar também é uma atividade diária e repetitiva. Neste sentido, a rotina é o melhor foco para se trabalhar a resiliência.
“A realidade nunca é totalmente igual àquilo que projetamos enquanto carreira. O mercado de trabalho tem duas dimensões. Uma é daquilo que a gente sonha e outra é o chão da realidade. A resiliência vai trabalhar na nossa capacidade de sobreviver ao chão da realidade, às rotinas exaustivas e às frustações”, explica a professora de Sociologia do Colégio Marista Asa Sul, Ana Bárbara da Silva Nascimento.
Ou seja, mesmo que a escolha do curso e da carreira seja exatamente o que gostaríamos, é normal que o cotidiano exija funções que sejam cansativas e desanimadoras. Neste momento, a resiliência vai agir para a aceitação dos nossos limites (e do outro), vai ajudar na capacidade de resolver problemas, ou mesmo reconhecer que será preciso mudar de rumo.
“Podemos mudar o rumo do que planejamos e a resiliência vai ajudar a passar pelos momentos difíceis, nos fortalecer e alcançar os resultados que desejamos” ressalta a professora.
A resiliência funciona para trazermos para a prática nossas habilidades e competências. Ela pode ser desenvolvida por meio das experiências que passamos e também conhecendo a trajetória de outras pessoas. Portanto, saber ouvir é um fator que faz a diferença para desenvolver resiliência.
O que ajuda a desenvolver resiliência?
Você pode começar a construir resiliência perguntando-se:
- O que posso fazer para voltar aos trilhos?
- Eu não posso controlar tudo, então o que está sob meu controle?
- Posso mudar algo que estou fazendo para melhorar as coisas?
- O que posso aprender com isso?
- Quem pode ajudar?
- Como posso seguir em frente?
Confira 12 dicas para desenvolver a sua própria resiliência:
- Tenha pensamentos positivos
- Cuide de si mesmo
- Continue tentando
- Converse com alguém quando precisar
- Aprenda com os erros
- Trabalhe para atingir seus objetivos
- Procure os pontos positivos da situação
- Aceite que a mudança acontece o tempo todo
- Considere que coisas negativas podem acontecer
- Melhore suas habilidades de resolução de problemas
- Encontre formas de se sentir calmo
- Peça ajuda
Comments are closed.