Marista Lab

Como desenvolver as soft skills em trabalhos em equipe

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Soft skills como flexibilidade e criatividade são essenciais para desenvolver trabalhos em equipe

Ser colaborativo, ter proatividade e criatividade são algumas características essenciais para criar produções audiovisuais em grupo. Essas habilidades também fazem parte das soft skills, as tão faladas habilidades do século 21. Mas o que o audiovisual tem a ver com as soft skills?

A resposta é: tudo! Em tempos de distanciamento social, pode ser uma forma de exercer a criatividade e expressar sentimentos e emoções. Mesmo que possa ser realizado em equipe, é uma atividade que cada um pode fazer da sua casa, sem que seja necessário o contato presencial. 

Para desenvolver produções audiovisuais em conjunto, é necessário saber trabalhar em equipe, ter facilidade de comunicação e uma postura flexível. A empatia também é uma habilidade que faz a diferença. 

“É preciso acolher a todos os integrantes do grupo e refletir em conjunto sobre como o trabalho vai funcionar e de que forma as tarefas serão divididas”, ressalta a professora de História do Colégio Marista Anjo da Guarda, Isabel Cristina Couto.

Com as tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano dos jovens, o desafio é integrar esse conhecimento às soft skills. Essas competências transcendem o aprendizado relacionado aos conteúdos pedagógicos e se manifestam de forma transversal. Uma das abordagens mais comuns é a dos “4Cs” (abreviação em inglês): comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

No Brasil e no exterior existem diversos concursos de audiovisual que servem de desafio e estímulo para a produção de conteúdo. 

Confira uma lista de alguns deles que podem servir de incentivo: 


Os comentários estão desativados.