Adolescência

Saiba mais sobre o jogo Roblox

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Veja como garantir que o seu filho tenha uma experiência segura com o jogo

Você já ouviu falar em Roblox? Se ainda não, provavelmente em breve saberá do que se trata. Considerado atualmente o jogo mais popular do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores mensais, o Roblox é uma vasta plataforma on-line onde é possível criar e interagir em um lugar que seus criadores descrevem como “mundi 3D imersivos”.

O que é Roblox?

Lançado em 2007, o Roblox se anuncia como uma “plataforma de imaginação” que permite que seus usuários desenvolvam ou joguem milhões de jogos 3D on-line. Nele, os jogadores podem criar “mundos”, como um parque temático, competir como piloto profissional, ser a estrela de um desfile de moda, virar um super-herói ou simplesmente projetar sua casa dos sonhos para compartilhar com os amigos. Ele está disponível gratuitamente para download como um aplicativo no Android e IOS e é aconselhado para crianças com mais de 12 anos, com orientação dos pais. Os usuários também podem jogar em tablets, PC, XBox One ou dispositivos Amazon.

Ao se inscrever, os usuários são solicitados a fornecer um nome de usuário que não seja o seu nome real. É solicitada a data de nascimento, se é homem ou mulher, e uma palavra-passe. A inscrição cria uma conta na plataforma Roblox que é semelhante a um site de rede social. No geral, é semelhante ao Minecraft, com conteúdos gerados pelos próprios usuários.

O Roblox pode trazer algum aprendizado? 

Mais que um jogo, o Roblox é uma plataforma que foi criada com o intuito de despertar o interesse das crianças pela física, mas os estudantes começaram a criar seus próprios mundos, e hoje com o Roblox Studio, os usuários conseguem desenvolver seus próprios jogos.

“Essa ferramenta possibilita expressar a criatividade, desenvolver conceitos de programação e ter noções de empreendedorismo”, destaca a coordenadora do núcleo de tecnologia do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, Cleusa Raquel de Paula Diniz.

Ou seja, utilizando o Roblox Studio, os adolescentes podem se tornar desenvolvedores de jogos e, assim, experimentar na prática como é trabalhar com criação de games. 

Quais cuidados os pais devem tomar?

Quando as crianças e adolescentes utilizam plataformas de jogos on-line, como o Roblox, é necessário ficar atento não somente ao tempo que permanecem jogando, mas também aos contatos que fazem quando jogam on-line. 

“Proibir o uso não educa e não previne problemas. Os pais devem conhecer o jogo e se aproximar dos filhos para acompanhar, mediar seu uso, negociar e definir o tempo que pode permanecer jogando”, aconselha Cleusa.

Vale lembrar que os pais são responsáveis por tudo que a criança ou adolescente faz na internet, bem como os riscos à saúde quando jogam por períodos prolongados.

Duas dicas para acompanhar os filhos na plataforma do Roblox são:

– Se mostrar aberto para conversar sobre qualquer coisa estranha ou assustadora que as crianças e jovens encontrem em um mundo ou jogo.

– Acordar o tempo que eles podem dedicar para o jogo, para o estudo e para outras atividades que também são prazerosas, como passear, praticar esportes, estar com a família e amigos, mesmo que seja por meio da tela.

Os comentários estão desativados.