Infância

Como comemorar a Páscoa em meio à pandemia

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

É importante celebrar a data em casa, em família

Mais importante do que presentear as crianças com ovos de chocolate e guloseimas, a Páscoa pode ser um momento prazeroso para ser vivenciado em família. Especialmente neste momento de isolamento social para evitar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), a data será repleta de (re) significados.

Normalmente, se trata de uma ocasião comemorada com a família estendida: tios, avós, primos e amigos. Porém, neste ano, estaremos mais próximos de quem convivemos no cotidiano de nossos lares, conforme ressalta o coordenador da Pastoral do Colégio Marista Arquidiocesano, Osmar Rezende.

“Assim, um meio de viver e bem celebrar a Páscoa com a alegria verdadeira é fazendo o uso das redes sociais, reservar momentos para juntos rezar e celebrar a festa que para nós, cristãos, é o ápice da nossa fé”, afirma Rezende.

Uma das sugestões do coordenador da Pastoral é dar início à celebração da data durante os dias que a antecedem. É possível, por exemplo, criar um espaço de diálogo entre os integrantes da família, conversando sobre o significado da Páscoa, a data que celebra a ressurreição de Jesus.

Nesta época, aparecem símbolos como o coelho e o ovo. O coelho é considerado símbolo de fertilidade e o ovo representa o nascimento, o início da vida. Juntos, significam vida nova em abundância.

Rezende sugere a celebração do Lava-pés em casa, que deve ser realizado na quinta-feira. A intenção é elevar os bons sentimentos e ações, elevando a dimensão da diaconia (serviço ao próximo). Outro ponto importante é realizar a Celebração Pascal. “A família em comunhão prepara a Ceia Pascal como renovação de uma nova vida no âmbito pessoal e coletivo. Essa celebração tem como princípio a Fé e a Alegria do Cristo Ressuscitado”, ressalta o coordenador da Pastoral.

Montando coelhinhos

A Páscoa está chegando!

Que tal entrar no clima fazendo uma atividade divertida com as crianças? Para essa ideia, é preciso somente de papel, canetinha e cola bastão. A ideia é montar coelhinhos a partir de diversas combinações de olhos, nariz, focinhos, bocas e orelhas. As crianças adoram!

Este é um coelhinho pronto.

Comece desenhando as partes do coelho em uma folha de papel, depois recorte e deixe que as crianças pintem o coelhinho.

Na hora de montar, a intenção é deixar a criatividade rolar e deixar que os filhos escolham como querem montar o seu coelhinho, que pode ser colado em uma folha de papel para enfeitar o quarto.

Outra ideia é guardar os pedacinhos em uma caixinha para as crianças montarem quando quiserem!