Muitas pessoas mencionam o pai ou mãe lendo para eles como uma das melhores memórias da infância. Inclusive, muitos dos livros favoritos das crianças surgem exatamente neste momento. Esse hábito pode ser incorporado também na aprendizagem de uma língua adicional, como o inglês.
Livros ricos em ilustrações, com páginas que representam o desenrolar da história são ótimos para esse momento. E como fazer essa leitura?
“Com muita naturalidade, sem a preocupação de que a criança não esteja entendendo tudo”, orienta a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Salomão Eulálio de Souza.
Como ler livros em inglês para as crianças?
Para isso, os pais podem usar a imagem para mostrar elementos essenciais para o entendimento da narrativa. Junto com isso, é preciso deixar que as crianças percebam e vão absorvendo e imaginando o resto da história. “O que mais importa é ouvir e associar a língua adicional a esse momento tão gostoso”, lembra a coordenadora.
Quando mostrarem interesse na tentativa de ler sozinhos, vale deixar também. É importante lembrar que isso não irá atrapalhar a alfabetização, pois as crianças são capazes de aprender mais de um idioma paralelamente, sem prejuízo da língua materna.
Neste momento, a dica é buscar livros com histórias mais simples e com muita repetição de palavras. Os pais e responsáveis podem ler algumas vezes antes e então incentivar que o filho se aproprie da leitura aos poucos.
“Como na primeira língua, vale deixar que elas leiam do jeitinho delas, misturando português e inglês, se necessário”, completa a coordenadora.
Para escolher os livros, o mais importante é buscar as histórias e temas que agradam aos pequenos. Confira 7 dicas de livros em inglês para ler com as crianças:
- Pete, The Cat – I Love My White Shoes
Criado pelo artista americano James Dean, este é um dos títulos da série de livros ilustrados por ele, com texto de Eric Litwin. Neste livro, Pete the Cat saiu para passear com seus sapatos brancos e está com vontade de cantar. “Eu amo meus sapatos brancos…” Mas como manter a música fluindo se seus sapatos não são mais tão brancos?
- The Feelings Book, Todd Parr
Raiva, medo, ansiedade, alegria… este livro ajuda as crianças a identificar suas emoções para saber falar sobre elas. Neste livro, Todd Parr fala sobre os sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.
- The Feel Good Book, Todd Parr
Ter uma joaninha pousando em sua mão é bom. Fazer um novo amigo também. Este livro celebra todas as coisas boas que agradam crianças e adultos, desde esfregar narizes e esfregar a barriga de um cachorro, até dar um grande abraço e ver vaga-lumes do lado de fora de sua janela.
- The Very Hungry Catterpillar, de Eric Carle
Conta a divertida história de um lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em uma história cheia de cores e muito divertida, Eric Carle nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 10.
- Curious George at the Aquarium, de R. P. Anderson
Este livro traz o famoso macaquinho George, o Curioso – que muitas crianças conhecem dos desenhos – em uma divertida visita a um aquário. Com ilustrações coloridas que chamam a atenção, é uma ótima maneira de apresentar a leitura em inglês para os pequenos.
- Corduroy – Don Freeman
Originalmente lançado em 1968, este livro é um clássico da literatura infantil. A história é do urso homônimo, que espera todos os dias que alguém o tire da loja onde vive e o leve para casa. A amizade é o principal tema da narrativa.
- Goodnight Moon – Margaret Wise Brown
Escrito em forma de poesia, é um clássico literário escrito nos anos 1990. Simples e atrativa para as crianças, mesmo as mais pequenas, o livro ajuda na memorização de vocabulário em inglês. Além disso, permite que elas explorem sons e trabalhem a pronúncia.
Os comentários estão desativados.