Marista Lab

Inglês na infância: por que incentivar a prática desde os anos iniciais? 

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

A língua inglesa é considerada uma língua franca, um idioma internacional para viagens, estudos e negócios.  

Pensando no futuro e na formação de seus filhos, muitos pais buscam maneiras para prepará-los para um mundo sem fronteiras geográficas. Por isso, o ensino de inglês na infância tem sido considerado por muitas famílias. 

Décadas atrás, falar um idioma estrangeiro era considerado um diferencial. Com o tempo e a aceleração da transformação digital e da conectividade no mundo, isso rapidamente mudou.  

Hoje, dominar outra língua se tornou um pré-requisito para ter mais oportunidades de trocas culturais, aprimorar conhecimentos e também se destacar no mercado de trabalho. 

Contudo, as vantagens do inglês na infância não se colhem apenas no futuro. Alunos têm muito a ganhar ao aprender o idioma, uma vez que é uma prática que causa impactos positivos no desenvolvimento dos pequenos. 

Neste post, você vai entender por que é uma ótima ideia garantir que seu filho aprenda inglês logo nos primeiros anos da sua vida. Acompanhe! 

Colabora para o desenvolvimento cognitivo e do cérebro 

Muitos pais e cuidadores têm o receio de que o ensino de inglês na infância possa prejudicar seus filhos e atrapalhar a aquisição do idioma materno. 

Contudo, isso não é verdade, e a neurociência já comprovou que o estudo de mais de um idioma ao mesmo tempo é inclusive benéfico para crianças. Cientistas apontam que crianças não aprendem idiomas da mesma forma que adultos. 

O bilinguismo é um processo natural e espontâneo para os pequenos, que conseguem fazer conexões e entender dois idiomas ao mesmo tempo. 

Além disso, estudos afirmam que, nos primeiros anos, o cérebro está em constante formação, desenvolvendo-se rapidamente. Isso cria janelas de aprendizagem ideiais para aquisição de novos idiomas. 

Ao mesmo tempo, crianças que são expostas a mais de um idioma enquanto estão crescendo são capazes de perceber sons e tem mais flexibilidade em relação a articular palavras e regras gramaticais. Isso facilitará seu aprendizado nos próximos estágios da vida. 

Estimula a criatividade e a concentração 

Aprender um idioma estrangeiro demanda coordenar palavras novas, pronúncia, regras gramaticais e outros elementos envolvidos no estudo de uma língua. 

Por mais que o aprendizado de um idioma se dê de forma mais espontânea na infância, as crianças, aos poucos, vão se tornando cientes de como esses elementos se articulam. 

Esse trabalho exercita o cérebro e aprimora o foco e a concentração. Como consequência, as crianças tendem a sermais atentas e conseguem lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, uma característica muito valorizada nos dias de hoje. 

A criatividade também entra em jogo durante o aprendizado de inglês na infância. Visto que a língua é diferente do português, estudá-la nesses primeiros anos equipa os pequenos com conhecimentos linguísticos que vão ajudá-la a usar ambos os idiomas com mais versatilidade. 

No mais, aulas de inglês sempre focam no contato do idioma por meio do lúdico, o que oferece uma oportunidade para a criança trabalhar sua imaginação. 

Melhora a socialização 

Fazer aulas de idiomas sempre ajudam crianças a socializar. Isso acontece porque, em geral, essas turmas são menores, permitindo mais interação e criação de laços entre os pequenos. 

Além disso, aulas de idiomas costumam envolver uma série de atividades dinâmicas e interativas, como brincadeiras, jogos, canções e gincanas que promovem ainda mais interação e trabalho coletivo de forma divertida. 

As crianças aprendem brincando e também uns com os outros, visto que grande parte das atividades envolve trabalhos em grupo. 

Ajuda no protagonismo da criança 

O aprendizado de um idioma é ótimo para estimular o protagonismo, autonomia e autoconfiança nos pequenos. Ao conseguir se expressar em múltiplas línguas, a criança entende que é agente da própria vida. 

Na medida em que se desenvolve, a criança sentirá que compreende desenhos, filmes, canções e outros materiais de diferentes países, ampliando sua visão de mundo e contato com diferentes culturas. 

Nesse sentido, promove na criança uma sensação de que ela é capaz de tomar decisões e agir no mundo. Esse sentimento de empoderamento se reflete também na autoconfiança e independência. 

Auxilia no rendimento escolar 

Como vimos, aprender inglês na infância colabora para aprimorar uma série de processos mentais e emocionais, estimulando a cognição, concentração e autoconfiança. 

Logo, isso traz resultados benéficos para o rendimento nas demais disciplinas escolares. Exercitar a mente e reforçar o raciocínio lógico tende a impulsionar os resultados nas outras aulas. 

Propicia fluência na vida adulta 

Uma criança que teve acesso a ensino de inglês de qualidade e a chance de aprender o idioma de forma natural ao longo de seus anos escolares tende a chegar à fase adulta com alto nível de proficiência em inglês, vasto vocabulário e uma pronúncia excelente. 

Dessa forma, o jovem estará mais bem preparado e capacitado para enfrentar o mercado de trabalho e aproveitar oportunidades como intercâmbios, estudos no exterior e muito mais. 

Atua na formação de um cidadão global 

Vivemos em um mundo ultraconectado, praticamente sem fronteiras graças à internet e à tecnologia. O inglês ainda é uma língua em comum importante para promover a comunicação entre pessoas, onde quer que elas estejam. 

Logo, aprender inglês na infância equipa seu filho não somente com conhecimento que o ajudará a ter mais conquistas profissionais, mas também ser sensível a diferentes culturas, contextos e realidades. 

Com isso, cria-se um cidadão global, que tem mais gosto pela diversidade e que respeita as diferenças e lida com elas de uma forma eficiente e positiva. 

O inglês, assim, abre portas para que a criança conheça melhor sua própria cultura e outras, entendendo que é uma pessoa que faz parte de algo maior do que somente sua região.  

Ao dominar o idioma, ela terá a oportunidade, no futuro, de ter experiências, conversar com pessoas e ampliar conhecimentos por meio de viagens e leituras ao redor do mundo. 

Os Colégios Maristas levam a sério a missão de formar cidadãos globais que possam atuar de forma positiva, respeitosa e ativa na nossa comunidade internacional.  

Para isso, são disponibilizadas duas modalidades para a aprendizagem de inglês na infância, o Integral Bilíngue e o Marista Idiomas. 

O Integral Bilíngue é um programa de imersão no qual alunos participam de vivências, dinâmicas, atividades e aulas diárias de inglês, com foco na aprendizagem natural e integrada com o dia a dia da escola. 

Já o Maristas Idiomas é um programa de quatro horas de aulas de inglês por semana, com metodologia inovadora própria, que coloca o aluno no centro da aprendizagem, com base no desenvolvimento de projetos e atividades interdisciplinares. 

Aqui, os alunos participam de projetos e oficinas, tudo em inglês, que mobilizam áreas como empreendedorismo, educação financeira, artes e cultura, sustentabilidade e muito mais. 

Estimular a aprendizagem do inglês na infância  gera benefícios para as crianças no presente e no futuro. Nesses primeiros anos, elas têm a chance de começar a ter contato e assimilar o idioma de forma divertida, espontânea e sem pressão.  

Dessa forma, anos  à frente, estarão mais confiantes no seu domínio da língua e mais bem preparados para atuar nesse mundo. 

Gostou do post e está interessado em proporcionar essa experiência de aprendizado para seus filhos? Então, clique aqui e agende uma visita para conhecer o Colégio Marista e seus diferenciais!