Comportamento

Como a ética se aplica em sua vida?

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

O termo diz respeito ao conjunto de regras, condutas e princípios de um indivíduo

O isolamento para conter o novo coronavírus (Covid-19) ressignificou as relações, ressaltando o que é realmente essencial. Especialmente em tempos de pandemia, a ética trata também dos relacionamentos sociais. O termo tem origem no grego ethos, que significa “aquilo que pertence ao caráter e modo de ser de um indivíduo”.

“É um momento em que agindo individualmente, podemos preservar a saúde de muitos outros. Em que temos que dedicar atenção e cuidado para quem está próximo e muitas vezes não conseguíamos devido à agitação do dia a dia”, analisa o professor de Sociologia do Colégio Marista Santa Maria, Bruno Pontes.

A ética diz respeito ao conjunto de regras, condutas e princípios de um indivíduo, grupo ou sociedade, e é o que ajuda a equilibrar o funcionamento social.

“Estamos vivendo uma mudança brusca de rotina e de comportamento. De uma hora para outra, nossas relações ficaram limitadas à casa e à família, assim como atividades que antes eram essenciais, passaram a ser um risco à saúde coletiva”, ressalta Pontes.

O grande ensinamento da pandemia com relação ao comportamento humano e ética, é a necessidade de se conhecer para poder se relacionar com o outro. Hoje, que o mundo nos impõe uma pausa, nada mais justo que ela seja bem utilizada – para o amor, a solidariedade, a compaixão e o altruísmo.

Como agir de maneira ética

  • Pratique a ética: aja de forma justa com as pessoas em qualquer circunstância;
  • Se coloque no lugar do outro: praticar empatia é uma maneira de agir com ética;
  • Seja altruísta: priorize as pessoas que têm mais necessidade, por exemplo, sempre ceda o lugar na fila para uma pessoa idosa, ou ofereça ajuda para realizar serviços fora de casa durante a pandemia;
  • Aja com honestidade: seja verdadeiro em todas as suas relações, deixando as mentiras de lado;
  • Respeite o espaço do outro: tenha em mente sempre o respeito aos direitos do próximo;
  • Seja responsável: honre compromissos e promessas com todos.