Infância

Como lidar com as mudanças de rotina na Educação Infantil

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Na Educação Infantil a rotina sugere organização, o desenvolvimento do senso de responsabilidade e aprendizado sobre o “fazer” o que se deve e o que se espera.  

 

No entanto, as mudanças na rotina são inevitáveis e podem ocorrer devido a uma variedade de razões, desde a  até eventos inesperados, como os que vivenciamos com a pandemia. 

 

Neste artigo, vamos falar sobre como a mudança de rotina afeta as crianças e explorar estratégias eficazes para lidar com esse processo na Educação Infantil, buscando formas de apoiar e ajudar as crianças a continuarem a se desenvolver, crescer e aprender, apesar das que as cercam. Acompanhe! 

Famílias Maristas

Como a mudança de rotina pode afetar as crianças de formas diferentes? 

Todas as pessoas precisam de tempo para se adaptar a mudanças e novas situações do seu dia a dia, como, por exemplo, a mudança para uma nova casa, uma nova escola, a chegada de uma outra criança na família. Para o desenvolvimento infantil, a rotina desempenha um papel importante, por isso, quando há novidades no cotidiano, é preciso acolher os seus sentimentos de estranheza e buscar estratégias para lidar com os comportamentos que as mudanças podem desencadear. 

“Sempre que acontece uma mudança na vida de uma criança, ela deve ser gradativa. Principalmente para as crianças pequenas, que precisam primeiro assimilar as coisas”, diz a psicóloga Queila Abigail Luz Trojak. 

As reações que a mudança de rotina pode causar variam de criança para criança e, em especial, dependem da idade. 

Por volta dos 7 anos, as crianças geralmente têm uma noção mais concreta das mudanças ao seu redor e de sua própria vida quando comparadas às fases anteriores. É uma etapa em que elas costumam manifestar entusiasmo e curiosidade diante de novidades, encontrando maneiras criativas e inovadoras de expressar seus sentimentos e pensamentos. Na dificuldade de sono o que vai fazer a diferença é a maneira como os pais enfrentam a nova rotina. 

A previsibilidade aumenta a probabilidade que se sintam mais seguras e confortáveis nas situações, daí sua importância. Mudanças de rotina inesperadas podem causar ansiedade e desconforto, o que pode levar a uma desregulação, também chamada “crise”. 

Essencialmente, Queila lembra que, para qualquer mudança, é necessário um período de 7 dias para se adaptar. Isso acontece, explica a psicóloga, por uma questão de conexão neural, que muda a cada fase do desenvolvimento, e implica em um maior tempo para assimilar modificações. 

A importância da rotina para as crianças 

A rotina desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças, independentemente de sua faixa etária. Ela fornece uma estrutura consistente e previsível que é fundamental para o crescimento saudável e o bem-estar emocional

A rotina é importante para crianças, pois ela pode auxiliar na compreensão da: 

  • segurança e estabilidade — a rotina cria um ambiente seguro para as crianças, o que ajuda a reduzir momentos de ociosidade que possam gerar stress, ansiedade ou agitação excessiva; 
  • autonomia e independência — uma rotina bem estruturada dá às crianças a oportunidade de tomar decisões e serem independentes em um ambiente controlado, o que colabora para o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão e autoconfiança; 
  • aprendizado e desenvolvimento — na Educação Infantil, a repetição de atividades educacionais, como a leitura, a brincadeira e a resolução de quebra-cabeças, contribui para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças e a percepção e adaptação, identificando o claro e o escuro – os períodos do dia e da noite. A noção de cedo, tarde, horários, início e fim; 
  • oportunidades para reduzir crises e conflitos — Uma rotina claramente definida é fundamental para minimizar o estresse, pois cria expectativas compreensíveis e cronogramas precisos interação com o ambiente e com as pessoas; 
  • uma base para a dinâmica escolar — a rotina na primeira infância prepara as crianças para a transição para a frequência da escola. Com ela, aprendem a seguir regras, cumprir horários e se adaptar a diferentes situações. 

Como ajudar as crianças em situações de mudanças na rotina? 

Realizar transições gradualmente é uma estratégia valiosa, e isso é especialmente importante para crianças que podem ser mais sensíveis a mudanças. 

Confira algumas estratégias e recursos para apoiar as crianças nas mudanças de rotina.

Individualize 

Cada criança é única, portanto,, é fundamental conhecer suas especificidades, incluindo preferências, desafios e gatilhos. Isso permitirá adaptar o suporte de acordo com suas necessidades específicas. 

Use apoio visual 

O apoio visual é uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a compreenderem a rotina. Calendários, cronogramas e placas de comunicação visual podem ser usados para representar as mudanças na rotina de forma clara e acessível. 

Conte com histórias sociais 

Histórias sociais são ferramentas pedagógicas que narram acontecimentos cotidianos através de textos e imagens, com o objetivo de ensinar comportamentos sociais de maneira simplificada e compreensível. Desenvolver histórias sociais que descrevem a mudança na rotina de maneira simples e visualmente atraente pode ser extremamente eficaz. Essas histórias podem incluir informações sobre o que vai acontecer antes, durante e após a mudança. 

Utilize imagens reais dos locais e pessoas 

Se possível, mostre imagens reais dos locais, pessoas e atividades que a criança encontrará durante a nova rotina. Isso ajuda a tornar a transição mais familiar. 

Alinhe a mudança de rotina com todos os envolvidos

Certifique-se de que todos os adultos e profissionais envolvidos na rotina da criança estejam cientes das mudanças planejadas. A comunicação eficaz entre pais, cuidadores e educadores é essencial para fornecer apoio consistente. 

Esteja presente

Esteja disponível para oferecer apoio emocional à criança durante a transição. Mantenha-se acessível para responder a perguntas e preocupações e tenha atenção aos sinais de estresse ou desconforto. 

Ao conversar com crianças, receba seus sentimentos com empatia e atenção, deixando claro que é normal sentir irritação com mudanças, mas que você estará presente para apoiar durante essa adaptação necessária. 

Ao conhecer as especificidades de cada criança e usar as estratégias adequadas, é possível fazer com que as transições sejam mais suaves e tranquilas. 

Se você gostou deste artigo, convidamos você a ler sobre pequenos rituais que você pode implementar para criar uma rotina afetiva com as crianças

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