Comportamento

10 pequenos rituais para criar uma rotina afetiva com as crianças

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Por mais semelhantes que pareçam, rituais não são o mesmo que rotinas. Por exemplo, colocar a criança para dormir sempre no mesmo horário é uma rotina. Mas ao incorporar um momento especial, como uma história ou uma música relaxante, isso se torna um ritual e ajuda a criar uma rotina afetiva com as crianças.

Assim, fazer alguns rituais durante o dia são importantes para as crianças, uma vez que criam memórias significativas e fortalecem os laços familiares. Logo, adotar práticas como essa permite se conectar em um nível mais profundo com os filhos, criando ambientes que nutrem os relacionamentos. 

Por que os rituais familiares são importantes?

Ou seja, os rituais permitem que as famílias desacelerem e se conectem, gerando diversos tipos de benefícios. Segundo um estudo publicado no Jornal de Psicologia Familiar, da Associação Americana de Psicologia, as rotinas e rituais familiares fornecem estabilidade e estão associados ao senso de identidade, saúde e desempenho acadêmico.

Portanto, adotar rituais diários com as crianças traz diversos benefícios, especialmente para o bem-estar, à medida que ajuda a reduzir a ansiedade e os níveis de estresse.

“Os rituais ainda podem ajudar as crianças a aprender mais sobre responsabilidade, além de promover bondade, compaixão e aumentar a positividade”, ressalta a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Cristiana Cassou.

Para as crianças, uma boa dica é sempre colocar um bilhetinho na lancheira, com um “eu te amo”, aconselha a professora. Para os pequenos que ainda não sabem ler, um desenho de  coraçãozinho ou uma carinha feliz pode fazer a diferença na hora do lanche na escola. “Assim, além de ficar feliz com a surpresa, a criança se mantém segura de que os pais logo chegarão para buscá-la”, observa.

Mesmo que pareça complicado, incorporar pequenos rituais à rotina é algo simples. Primeiramente, é possível começar criando momentos especiais na hora de dormir e das refeições. 

Veja como adotar 10 pequenos rituais para criar uma rotina afetiva com as crianças:

1. Arrumar a mesa: As crianças adoram ajudar, isso as faz sentir especiais e capazes. Então, uma boa ideia é incluir um ritual na hora de arrumar a mesa para as refeições. Você pode sugerir que o seu filho prepare um arranjo de flores para decorar a mesa e tornar esse momento ainda mais especial.

2. Massagem:  Uma massagem relaxante antes de dormir é uma boa maneira de relaxar e ajudar a pegar no sono. A técnica ainda aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, diminui o estresse e ansiedade e ameniza sintomas de constipação.

3. Músicas: Outra alternativa para relaxar as crianças antes de dormir é por meio da música. Existem diversas listas de músicas para relaxar e dormir nos serviços de streaming. Vocês podem ouvir algumas juntas e até mesmo montar a própria playlist com as músicas preferidas.  

4. Histórias: Ouvir histórias, ainda mais quando são contadas pelos pais, é uma ótima forma de criar vínculos.  Os momentos de leitura podem acontecer durante o dia e ser uma ferramenta para ajudar a dormir à noite. Independentemente da hora, é importante escolher livros adequados para a faixa etária da criança.

5. Compartilhe sobre o dia: Por mais corrida que esteja a vida, é importante separar um momento para compartilhar sobre como foi o dia. Isso pode ser feito, por exemplo, na hora do jantar. Assim, se cria o hábito de dividir as experiências que viveu e também de ouvir o outro.

6. Proponha programas especiais: Não é preciso nada muito diferente, uma simples sessão de filmes em casa pode ser um ótimo momento de diversão em família. Você pode escolher um final de tarde para que todos se reúnam para escolher e ver um filme juntos (com direito a pipoca e o que mais quiser).

7. Meditem juntos: Meditar traz benefícios em qualquer fase da vida. Especialmente na infância, reduz o estresse e ajuda no convívio com as emoções, influencia o processo cognitivo e afetivo, melhora o aprendizado socioemocional e estimula a criatividade. 

8. Acorde mais cedo: Se as crianças precisam ir para a escola de manhã, acorde mais cedo para ter mais tranquilidade. Você pode separar alguns minutos para que ela conte se sonhou ou simplesmente para ficar na cama mais um tempinho. Desta forma, elas terão mais tempo para despertar com mais disposição. 

9. Ensine sobre responsabilidade: Os aprendizados também podem fazer parte dos rituais cotidianos. De acordo com a idade da criança, você pode ensiná-la a arrumar a cama ao acordar e escovar os dentes após as refeições, entre outras coisas. Com o tempo, se tornaram rituais incorporados à rotina.

10. Agradecer: Ao final do dia, a família pode se reunir para agradecer pelos momentos bons que tiveram. Desta forma, você consegue ensinar as crianças a serem gratas por pequenas coisas e observar as belezas que estão pelo caminho.