Além de ser essencial para a vida no planeta, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Por isso, também desperta muito fascínio e curiosidade. E não é para menos, afinal ela abriga a maior biodiversidade do planeta. São mais de 40 mil espécies de plantas, 1,3 mil pássaros diferentes, 3 mil tipos de peixes, 430 espécies de mamíferos e 2,5 milhões de insetos.
“Ainda há uma grande quantidade de espécies desconhecidas por cientistas, principalmente nas áreas mais remotas”, ressalta a professora de Ciências do Colégio Marista Ribeirão Preto, Thaiza Montine.
Confira 5 curiosidades sobre a Floresta Amazônica:
1. Possui o segundo maior rio do planeta
O segundo rio mais comprido do mundo é o Rio Amazonas, atrás apenas para o Rio Nilo. Para se ter uma ideia da grandiosidade, ele nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico, junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil. Além disso, possui uma das maiores biodiversidades observadas em rios em todo o mundo.
2. Abriga o boto cor-de-rosa
Um golfinho que mora em um rio. O boto cor-de-rosa é tão impressionante que é até um personagem mitológico. A espécie pode pesar até 200 quilos e chegar a 2 metros de comprimento. Além disso, a visão dele é adaptada à água escura. Mesmo que não enxergue bem, o focinho alongado e a testa saliente facilitam a capacidade de caçar.
3. É a casa do terceiro maior felino do mundo
Pesando entre 56 a 92 quilos e medindo de 1.12 a 1,85 metros, a onça-pintada é nativa da Floresta Amazônica. O animal que impressiona pela beleza tem hábitos noturnos, ou seja, caça principalmente à noite. Infelizmente, a onça-pintada está quase ameaçada de extinção. Isso se deve a alterações ambientais e caça ilegal, o que está diminuindo consideravelmente a população deste animal no Brasil.
4. Lá vivem insetos enormes
Em grande número, os insetos chamam a atenção na Floresta Amazônica. Um exemplo é a Centopéia Gigante, que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras. Uma curiosidade é que ela pode viver até 10 anos. Outro inseto que chama a atenção é a Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros. Medindo cerca de 30 centímetros, é a maior aranha da floresta.
5. Tem a pororoca
A onda gigante, conhecida como pororoca, pode chegar a até 4 metros de altura, durar até uma hora e avançar 50 quilômetros pelo rio. Acontece muito no Rio Amazonas e costuma ser muito procurada por surfistas. Até mesmo surfistas experientes relatam dificuldades de surfar a pororoca, principalmente por conta da duração da onda. Por isso, é considerada mais perigosa do que as ondas do mar.
Comments are closed.