Comportamento

Dia Mundial da Gentileza: 6 gestos para praticar no dia a dia

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Ensinar gentileza às crianças é uma das coisas mais importantes que podemos passar para as próximas gerações. Isso porque aprender é muito mais do que tratar bem os outros. Neste Dia Mundial da Gentileza, saiba por que ser gentil é vital para o desenvolvimento da competência social e das habilidades socioemocionais dos pequenos.

Ser gentil ainda pode ajudar a melhorar a vida de outras pessoas. Além disso, aumenta o bem-estar daqueles que praticam a gentileza. “Por isso estimular a gentileza é tão importante. É uma habilidade que trará felicidade e ajuda a tornar o mundo um lugar mais gentil”, afirma a professora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Ana Caroline Micklos.

Neste Dia Mundial da Gentileza, veja 6 gestos para praticar no dia a dia:

  1. Demonstre gentileza em ações cotidianas.

As crianças pequenas aprendem imitando comportamentos. Ao demonstrar gentileza por meio de suas próprias ações, seus filhos irão aprender com você. Mostrar atos de bondade expande a consciência do seu filho para além da família. Com isso, ele descobre a importância de fazer doações, por exemplo.

  1. Ensine as crianças a falarem sobre suas emoções.

Crianças muito pequenas ainda não têm a capacidade de descrever o que estão sentindo. Então, você pode ajudá-los a encontrar as palavras para expressar seus sentimentos, nomeando como eles se sentem. Com isso, eles podem ser capazes de reconhecer esses mesmos sentimentos nos outros.

  1. Estimule a empatia

Primeiramente, tenha um diálogo aberto com seu filho sobre como outras pessoas se sentem ou parecem se sentir. Nem todos reagem ou demonstram sentimentos da mesma maneira. Ou seja, quando você assiste a um programa de televisão ou lê um livro juntos, pode discutir quais sentimentos um personagem pode estar expressando e como isso faz seu filho se sentir.

  1. Valorize os sentimentos do seu filho

Esteja ciente de suas próprias respostas em relação às emoções de seu filho. Para isso, se conectar com seu filho e entender o que ele está passando é muito importante. Não ignore seus sentimentos, mas se interesse e valide como eles se sentem. Preste atenção ao que dizem, mas também esteja atento a sinais não verbais.

  1. Mostre compaixão e interesse pelos outros

Esteja consciente e mostre compaixão. Sendo assim, deixe seu filho ver que você está emocionalmente disponível e que deseja fazer uma diferença positiva na vida dos outros. Uma maneira de mostrar compaixão é ser voluntário em um grupo comunitário . Da mesma forma, envolver a família também amplia o senso de identidade e pertencimento.

  1. Se importe com o outro

Mostre para o seu filho como é importante se preocupar com o outro. Você pode fazer isso adquirindo hábitos como ligar para um amigo que mora longe de vez em quando para saber como está. Da mesma forma, pode estimular a criança a enviar cartinhas para os amigos no aniversário e no Natal.