Confira cinco estratégias para render mais e conquistar uma boa pontuação
Conforme se aproxima a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 de novembro (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 10 de novembro (Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias), aumenta a preocupação sobre como revisar conteúdos e a dúvida se ainda vale a pena estudar. Porém, existem algumas estratégias que podem ajudar a potencializar o aprendizado e assim conseguir uma boa pontuação no exame.
Por ser elaborada com base em uma matriz de habilidades e competências, na prova do Enem os alunos sempre são colocados diante de situações-problema.
“São fatores que os desafiam a mobilizar recursos e saberes, entre outros aspectos que podem auxiliar na resolução dessa situação.”
Explica o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Londrina (PR), Nilson Douglas Castilho.
É importante lembrar que manter a mente alerta e o corpo saudável contribuem para o sucesso nesta empreitada. Consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, priorizando produtos in natura e evitando processados, ativa a memória, melhora a concentração e ainda colabora para um sono mais tranquilo.
Confira cinco dicas importantes para se preparar para o Enem:
- Leia, leia, leia. Contudo, leia com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.
- Quanto à redação, estude as estratégias de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório.
- Estude as habilidades cobradas na prova do Enem, estabelecendo prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.
- Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões. Isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer.
- Descanse, hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização do exame. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho.
Os comentários estão desativados.