Leitura - 2min

Enem: 5 dicas para organizar os estudos

Confira cinco estratégias para render mais e conquistar uma boa pontuação

Conforme se aproxima a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 de novembro (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias) e 10 de novembro (Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias), aumenta a preocupação sobre como revisar conteúdos e a dúvida se ainda vale a pena estudar. Porém, existem algumas estratégias que podem ajudar a potencializar o aprendizado e assim conseguir uma boa pontuação no exame.

Por ser elaborada com base em uma matriz de habilidades e competências, na prova do Enem os alunos sempre são colocados diante de situações-problema.

“São fatores que os desafiam a mobilizar recursos e saberes, entre outros aspectos que podem auxiliar na resolução dessa situação.”

Explica o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Londrina (PR), Nilson Douglas Castilho.

É importante lembrar que manter a mente alerta e o corpo saudável contribuem para o sucesso nesta empreitada. Consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, priorizando produtos in natura e evitando processados, ativa a memória, melhora a concentração e ainda colabora para um sono mais tranquilo.

Confira cinco dicas importantes para se preparar para o Enem:

  1. Leia, leia, leia. Contudo, leia com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.
  2. Quanto à redação, estude as estratégias de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório.
  3. Estude as habilidades cobradas na prova do Enem, estabelecendo prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.
  4. Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões. Isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer.
  5. Descanse, hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização do exame. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho.

 

Noticias Relacionadas:

Outras noticias relacionadas à: Adolescência

Deixe aqui suas sugestões, elogios ou críticas