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A importância de cultivar a espiritualidade na escola 

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Promover a espiritualidade na escola por meio de atividades complementares ou ocasiões especiais não significa substituir o papel da família como guia nesse aspecto. Trata-se de uma forma de auxiliar as crianças e os adolescentes a integrarem essa dimensão da vida com as outras desenvolvidas no ambiente escolar. Além disso, cultivar o tema da espiritualidade na escola abre possibilidades para refletir sobre as linguagens e a cultura de uma sociedade. 

A transmissão dos saberes, a valorização da memória de um povo e os significados sociais e culturais atribuídos à espiritualidade são elementos fundamentais para compreender e se relacionar melhor com o mundo.  

Isso inclui o desenvolvimento de valores como ética, respeito, socialização, justiça, compaixão e empatia, que são essenciais tanto para o relacionamento com o próximo quanto para o autoconhecimento e autocuidado. Portanto, a espiritualidade é um elemento chave nesse processo, pois contribui para uma melhor compreensão e conexão com o mundo ao nosso redor.  

Além disso, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) destaca a importância de incluir temas que envolvem a espiritualidade no contexto escolar. 

Descubra neste artigo os motivos que tornam isso algo tão importante e muito mais! 

Como a espiritualidade contribui para uma vida plena? 

A espiritualidade, assim como outros aspectos da vida, é parte da integralidade humana. Portanto, influencia e é influenciada pelas vivências de cada um.  

Ainda mais que se trata de uma forma de dar significado ao que ocorre a partir de conexões profundas e de percepções que vão além do tangível. 

Está ligada aos propósitos e valores que direcionam os comportamentos, por exemplo ajuda a lidar com o estresse e a ansiedade; promove a conexão com os outros; estimula o crescimento pessoal; auxilia a enfrentar a adversidade; promove a saúde física e mental, etc. Ou seja, o modo como cada pessoa lida com as diversas situações que surgem tem relação com seu conjunto de crenças. 

Dessa maneira, atingir a plenitude para agir, conviver e se desenvolver também inclui estar com essa questão clara.

Qual é a importância de desenvolver esse aspecto desde cedo? 

Desenvolver a espiritualidade na escola, assim como na família, é algo para se começar desde cedo, a fim de que esse aspecto se articule com os demais elementos da vida que são ativados em cada fase do crescimento. 

Na infância isso envolve a socialização e a autopercepção, enquanto na adolescência a responsabilidade ganha destaque. Desenvolver a espiritualidade desde cedo é essencial, pois pode ajudar as crianças e jovens a formarem uma base sólida para lidar com os desafios da vida. A conexão com a espiritualidade pode ajudar a promover a autoestima, a resiliência e a empatia, e pode fornecer um senso de propósito e direção.  

Além disso, pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e valores positivos, como: 

  • lidar com as mudanças da vida; 
  • bondade, generosidade e respeito; 
  • relacionarem-se com a diversidade; 
  • responderem a realidades que causam sofrimento; 
  • entenderem aspectos emocionais, pessoais e do outro; 
  • tomar decisões conforme crescem. 

Qual é o papel da escola para isso? 

Para abordar a espiritualidade na escola, cabe revisar a forma de tratar o assunto. A começar por não se prender aos aspectos institucionais que têm maior relação com a religiosidade.  

Mas adotar um questionamento mais amplo, que lide com dúvidas existenciais e éticas. Nesse mesmo sentido, é importante que a atuação escolar permita a identificação dos valores e propósitos de cada um. 

Por outro lado, é essencial auxiliar os estudantes no entendimento desses pontos sob a ótica coletiva, a fim de garantir a socialização pacífica e produtiva com os demais.  

Isso se torna mais importante em um momento em que tantos jovens sofrem com questões de saúde mental, desconexão com a realidade e dificuldade de formar laços. 

Desse modo, conforme se aprofunda, a espiritualidade se transforma em uma maneira de incentivar a valorização da vida. Assim, a instituição de ensino, como espaço de convivência, cria oportunidades de conexão e provoca o exercício da empatia, novas possibilidades de empreender outras aprendizagens.  

Além disso, ao incorporar o Quociente Espiritual, a inteligência que possibilita ao ser humano desenvolver questões ligadas aos valores da vida, a instituição fortalece sua missão de formar jovens para uma educação e espiritualidade ecológica, inspirada, inclusive, pela Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si.  

Este enfoque encoraja a autotranscendência como uma forma de superar o individualismo e o utilitarismo, proporcionando uma abordagem mais abrangente e significativa no desenvolvimento integral dos estudantes. 

Quais são as ações que auxiliam no desenvolvimento da espiritualidade durante a infância e adolescência? 

Colocar em prática o desenvolvimento da espiritualidade no contexto escolar envolve uma série de ações. Nesse contexto, a instituição de ensino orienta e propõe caminhos para os estudantes, mas compete a eles a atitude de participar, abraçando atividades como: 

  • refletir sobre a forma como vê a vida, reage às mudanças e entende os desafios; 
  • meditar em busca de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal; 
  • estudar e conhecer mais sobre assuntos ligados à espiritualidade; 
  • pode ser possível buscar exercitar permanecer otimista diante dos desafios e perceber que a fé é uma fonte de esperança; 
  • novos vínculos informando uma rede de apoio frente a dificuldades; 
  • procurar a melhoria pessoal de maneira constante; 
  • praticar o desapego de vaidades e do ser em prol de crescer espiritualmente; 
  • se voltar para o outro e para a caridade como exercício do bem; 
  • solidariedade, empatia e fraternidade; 
  • compreender a ética, a justiça e a empatia como posturas necessárias para se aperfeiçoar. 

Como a educação Marista atua para desenvolver a espiritualidade na escola? 

A abordagem da Educação Marista é pautada por princípios que incluem a espiritualidade como uma atitude intrínseca à sua proposta de ensino. Mais que isso, trata-se de um dos princípios que sustentam as práticas pedagógicas.  

Assim, está presente na forma de ensinar, de se relacionar e de apoiar os estudantes, conduzindo-os a alcançarem a sua melhor versão. 

São iniciativas que promovem essa perspectiva, destacando realizações e momentos de alegria, ao mesmo tempo em que transformam os erros em oportunidades de crescimento, ao invés de fontes de culpa.  

A prática da espiritualidade no ambiente escolar é um aspecto essencial para o desenvolvimento pleno do ser humano. No entanto, ela não pode existir isoladamente e precisa estar integrada com outros elementos do cotidiano escolar.  

Essa articulação é fundamental para envolver os estudantes e promover seu desenvolvimento tanto no âmbito pessoal quanto coletivo. Além disso, a espiritualidade também se conecta com outras práticas curriculares, contribuindo para o desenvolvimento dessa dimensão na vida dos estudantes. Principalmente em frente a comunidade com práticas voluntárias como oportunidades, propondo soluções locais. 

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Resumindo 

Como trabalhar a espiritualidade na escola? 

Trabalhar a espiritualidade na escola envolve estimular práticas e reflexões acerca de valores como empatia, justiça, solidariedade ou compaixão, articulando esse aspecto com os demais elementos da vida. 

O que é uma educação espiritual? 

A educação espiritual, da qual a espiritualidade na escola faz parte, está ligada a construção de valores que mudam a forma como as situações são percebidas e vivenciadas, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes, proativo, empáticos e justos. 

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