Comportamento

Foco único: 5 dicas para deixar de lado as multitarefas

Pinterest LinkedIn Tumblr

Vários apps no celular apitando ao mesmo tempo, reuniões ou aulas online acontecendo e crianças pedindo atenção, tudo ao mesmo tempo. Esse cenário se tornou comum e incentiva o que é chamado de perfil multitarefas, quando a pessoa acredita realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

No entanto, pesquisas comprovam que apenas 2% da população mundial é realmente capaz de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo com qualidade. Isso porque nosso cérebro não possui construção cognitiva e neural para realizar duas coisas ao mesmo tempo. 

O que acontece, na verdade, é a interrupção constante, distração e aumento na chance de erros, explica a coordenadora de Educação Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sheila Vanessa Faria Lippmann Hey. “Pular constantemente de uma ação para outra reduz a capacidade de foco e atenção, reduz a criatividade, a produtividade e gera sentimento de estresse e sobrecarga”, explica. Ou seja, as multitarefas devem ser evitadas

Confira algumas dicas  para evitar as multitarefas e aumentar a produtividade no estudo ou no trabalho: 

  1. Elimine as distrações

Distrações tiram o foco da atividade sendo realizada e atrasam sua conclusão. Para não cair nessas armadilhas, comece silenciando seu celular por exemplo, ou até colocando-o em modo avião por um momento. Para ficar longe das multitarefas, feche seu email e apenas cheque suas mensagens em períodos determinados. Avise às pessoas ao seu redor que precisa focar em uma atividade importante para que elas evitem distrações desnecessárias

  1. Faça uma caminhada

Seja um bloqueio criativo, um período de ansiedade ou apenas falta de foco, uma caminhada pode ajudar o cérebro a se concentrar melhor. Cerca de 20 minutos de caminhada consciente, com foco no movimento, já traz benefícios. O ideal é deixar o celular em casa, não ouvir músicas ou podcasts.

  1. Ouça binaural beats

Frequências conhecidas como binaural beats podem aumentar o foco e concentração e deixar as distrações de fora. Esse tipo de música consiste em dois tons de diferentes frequências que podem estimular a atividade cerebral. Ainda é preciso mais pesquisas para comprovar a efetividade dos binaural beats, mas usar música instrumental e calma geralmente é uma boa forma de estimular a concentração. 

  1. Planeje com antecedência

Para poupar energia e esforços pensando nas diferentes tarefas que precisam ser realizadas durante o dia, se planeje com antecedência. Uma sugestão é listar tudo que precisa ser feito e aí priorizar as tarefas de acordo com o seu tempo disponível e nível de urgência.

  1. Faça do foco um hábito

Assim como outros hábitos, manter o foco é algo que precisa ser treinado e exercitado. Como nosso tempo de concentração parece estar cada vez menor, com vídeos cada vez mais curtos e rápidos, é preciso treinar o cérebro para manter o foco em ações que antes eram comuns. Separar momentos para leitura, por exemplo, é uma boa prática. 

Os comentários estão desativados.