Vários apps no celular apitando ao mesmo tempo, reuniões ou aulas online acontecendo e crianças pedindo atenção, tudo ao mesmo tempo. Esse cenário se tornou comum e incentiva o que é chamado de perfil multitarefas, quando a pessoa acredita realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
No entanto, pesquisas comprovam que apenas 2% da população mundial é realmente capaz de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo com qualidade. Isso porque nosso cérebro não possui construção cognitiva e neural para realizar duas coisas ao mesmo tempo.
O que acontece, na verdade, é a interrupção constante, distração e aumento na chance de erros, explica a coordenadora de Educação Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sheila Vanessa Faria Lippmann Hey. “Pular constantemente de uma ação para outra reduz a capacidade de foco e atenção, reduz a criatividade, a produtividade e gera sentimento de estresse e sobrecarga”, explica. Ou seja, as multitarefas devem ser evitadas
Confira algumas dicas para evitar as multitarefas e aumentar a produtividade no estudo ou no trabalho:
- Elimine as distrações
Distrações tiram o foco da atividade sendo realizada e atrasam sua conclusão. Para não cair nessas armadilhas, comece silenciando seu celular por exemplo, ou até colocando-o em modo avião por um momento. Para ficar longe das multitarefas, feche seu email e apenas cheque suas mensagens em períodos determinados. Avise às pessoas ao seu redor que precisa focar em uma atividade importante para que elas evitem distrações desnecessárias.
- Faça uma caminhada
Seja um bloqueio criativo, um período de ansiedade ou apenas falta de foco, uma caminhada pode ajudar o cérebro a se concentrar melhor. Cerca de 20 minutos de caminhada consciente, com foco no movimento, já traz benefícios. O ideal é deixar o celular em casa, não ouvir músicas ou podcasts.
- Ouça binaural beats
Frequências conhecidas como binaural beats podem aumentar o foco e concentração e deixar as distrações de fora. Esse tipo de música consiste em dois tons de diferentes frequências que podem estimular a atividade cerebral. Ainda é preciso mais pesquisas para comprovar a efetividade dos binaural beats, mas usar música instrumental e calma geralmente é uma boa forma de estimular a concentração.
- Planeje com antecedência
Para poupar energia e esforços pensando nas diferentes tarefas que precisam ser realizadas durante o dia, se planeje com antecedência. Uma sugestão é listar tudo que precisa ser feito e aí priorizar as tarefas de acordo com o seu tempo disponível e nível de urgência.
- Faça do foco um hábito
Assim como outros hábitos, manter o foco é algo que precisa ser treinado e exercitado. Como nosso tempo de concentração parece estar cada vez menor, com vídeos cada vez mais curtos e rápidos, é preciso treinar o cérebro para manter o foco em ações que antes eram comuns. Separar momentos para leitura, por exemplo, é uma boa prática.
Os comentários estão desativados.