Comemorar o Dia da Família pode ser uma oportunidade para celebrar a família de forma diferente. A ideia é valorizar e fortalecer os laços de afeto, amor e a uniã com tempo, intenção e claro, muitas memórias afetivas que serão criadas. Fazer uma lista de desejos com as crianças é uma delas.
O que é a lista de desejos?
Primeiramente, a lista de desejos deve conter aspirações não-materiais. Ou seja, a ideia é elaborar, em conjunto, as vontades das crianças, as estimulando a valorizar as coisas simples e a convivência familiar.
“Iniciar por uma reunião sobre os sonhos e desejos que estão, muitas vezes, guardados dentro da mente criativa das crianças e nas lembranças dos adultos é uma forma de ampliar o conhecimento sobre cada membro da família e estreitar os laços de afeto” aconselha a professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria, Vanisse Maria Rodrigues Alves.
Estabeleça a qualidade dos desejos que a família quer realizar e que devem estar pautados na simplicidade e nas vivências significativas. Isso, por sua vez, está do lado oposto aos pedidos de consumo materiais.
“Assim, motivamos e ensinamos as crianças que mais importante do que o ter, o ser e o estar promovem elos afetivos e criam memórias para o resto da vida”, ressalta a professora.
Qual é a importância do Dia da Família?
Comemorar o Dia da Família é uma oportunidade de compartilhar momentos e experiências, reforçar as relações familiares e demonstrar afeto e gratidão uns pelos outros. Isso contribui para o fortalecimento da união familiar e para a promoção do bem-estar emocional e psicológico.
Além disso, a data também serve como um lembrete sobre a importância de se investir nas relações familiares.. Por exemplo, de cultivar o diálogo, a compreensão e a tolerância, e de se criar um ambiente saudável e acolhedor.
Há muitas maneiras divertidas e significativas de comemorar o Dia da Família e fazer uma lista de desejos para crianças. Aqui estão algumas ideias:
Faça metas simples: prefira montar listas simples com metas de curto prazo como, por exemplo, “na sexta-feira vamos montar barracas na sala em família”; de médio prazo “no mês que vem faremos uma fogueira ao visitar a casa dos avós” ou, a longo prazo, “nas férias de verão vamos construir um gigante castelo de areia na praia”.
Encontre formas de viabilizar: o mais importante não é apenas listar o que se deseja, mas sim encontrar maneiras de atingir o que foi planejado. É aqui que a conexão ganha força, as motivações se tornam comuns e de uma possível brincadeira, ensinamos as crianças a terem propósitos para vida.
Transforme a lista em um pote dos desejos: no início da semana, escrevam em família desejos para o final de semana. Cada membro pode escrever duas ou três sugestões, e um deles será sorteado para ser realizado, da forma que for possível. Tentar adivinhar quem escreveu o desejo torna o momento ainda mais divertido.
Ajude o seu filho a lidar com as frustrações: outro ponto bem importante que esta dinâmica favorece é o controle da ansiedade e das frustrações. É preciso entender que a listagem não é estanque, ela pode mudar com a passagem do tempo.
Fotografe todos os momentos: assim, a família poderá rever o que foi vivenciado nesses momentos. Invista em fotos espontâneas e garanta muitos sorrisos além de deixar as próprias crianças fotografar. Com certeza, todos serão surpreendidos.
Busque soluções em conjunto: fazer uma lista é uma forma de fortalecer as crianças e incentivá-las a não desistir do que se almeja. Isso as torna mais persistentes e na busca de soluções.
“Cuidar dos desejos infantis é cuidar do viver livre da infância em todas as suas potencialidades. É cuidar da formação da personalidade sob um olhar cuidadoso e amoroso”, finaliza Vanisse.
Os comentários estão desativados.