Comportamento

Solidariedade e caridade: entenda a importância de ensinar esses valores 

Pinterest LinkedIn Tumblr
array(4) { ["id"]=> string(4) "3080" ["title"]=> string(5) "ebook" [0]=> string(0) "" [1]=> string(124) "href="https://maristalab.com.br/wp-content/uploads/2023/04/18441-calendario-LA01.pdf">AQUICOLOQUEOLINKDAMÍDIA"" }

Nunca é cedo para ensinar os filhos sobre valores essenciais como solidariedade, caridade e empatia. As crianças são capazes de agir com muita compaixão e, com um pouco de apoio e orientação, podem causar um impacto positivo na sociedade.

Neste sentido, é importante mostrar às crianças e adolescentes que ser solidário e praticar a caridade faz a diferença para muitas pessoas. Atitudes como essa podem ajudar, por exemplo, a garantir a segurança alimentar de muitas famílias.

A Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”, tem como objetivo chamar a atenção para esse tema. O Irmão Nathan da Costa, coordenador de Pastoral do Colégio Marista Cascavel, ressalta que a campanha convida não apenas à solidariedade, mas a repensar hábitos de consumo, evitar desperdícios e estimular diálogos sobre segurança alimentar. 

Qual é a importância de ensinar os filhos sobre solidariedade?

Tratar estes temas desde a infância ajuda a fomentar um olhar mais justo e solidário. Assim, as crianças passam a compreender a importância da equidade, ou seja, permitir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. 

“Ajuda, sobretudo, na conscientização acerca do desperdício de comida, uma vez que muitas pessoas não possuem segurança alimentar. Além disso, estimula os adolescentes a buscarem o voluntariado e desenvolve neles um olhar atento às necessidades do seu entorno”, ressalta o Irmão.

Como trazer o tema da solidariedade e caridade para o cotidiano familiar?

Mesmo sendo um tema que parece ter uma complexidade, ele pode ser trabalhado em nossos lares com ações concretas e até diálogos em família. Veja como trabalhar a  solidariedade e a caridade no cotidiano:

Converse sobre segurança alimentar

A segurança alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais. As famílias podem conversar sobre o desperdício e conscientizar os filhos sobre como outras crianças não têm segurança alimentar.

Valorize o alimento

Explique sobre a necessidade de valorizar os alimentos. Para isso, uma ideia é visitar hortas comunitárias, observar o trabalho desenvolvido e a importância disso para as famílias que delas dependem. Junto a isso, ressalte como os alimentos nos tornam nutridos e fortes.

Seja o exemplo

Primeiramente, antes de falar é preciso agir. Portanto, esta é uma ótima oportunidade para contribuir em campanhas de arrecadação realizadas em paróquias, colégios e organizações que contribuem para o combate à fome. 

Cultive alimentos

Este é um momento oportuno para colocar a mão na terra e fazer pequenos plantios. Desta forma, você irá ensinar as crianças sobre o processo da semeadura, cultivo e colheita, que a tornará mais interessada nos alimentos.

Vivencie a Quaresma

Mostre aos seus filhos que a Quaresma é um período nobre e interessante. Neste período de 40 dias, que convida à caridade e ao jejum, ensine as crianças a abdicar de alguns desejos para contribuir no crescimento dos outros.

Confira o calendário da gentileza que preparamos para você

    Os comentários estão desativados.