Comportamento

Como dar exemplo de solidariedade para os filhos

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Veja formas de ajudar as crianças a entenderem por que ajudar é importante

Nunca é muito cedo para fazer com que os filhos se interessem e se envolvam em retribuir e aprender sobre a importância de doar. As crianças são capazes de agir com muita compaixão e, com um pouco de ajuda e orientação, podem começar a causar um grande impacto na sociedade. 

Seja observando o exemplo dos pais, conversando sobre o assunto ou se envolvendo em ações de voluntariado, existem muitas formas de trazer o tema para o cotidiano familiar. Nos últimos anos, inclusive, aumentou o número de mães e pais preocupados em dar o exemplo para os seus filhos. É o que mostra a Pesquisa Doação Brasil 2020. Segundo o levantamento, subiu de 47% em 2015 para 72% em 2020 a quantidade de pessoas atentas a este fato. 

Por que é importante ensinar os filhos sobre a importância de doar?

“Quando os filhos são ensinados desde cedo, se estimula a cultura da doação. Nós, enquanto sociedade, temos que ser proativos e, para que isso aconteça, nada melhor do que estimular os filhos a se mobilizarem para criar uma sociedade com mais oportunidades para todos”, ressalta o gerente de marketing e captação de recursos do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

A Pesquisa Doação Brasil mostra que a empatia e a solidariedade estão mobilizando muitos brasileiros, o que estimula a cultura da doação entre as famílias. Além disso, outro benefício é que o ato de doar não gera lucro somente para quem recebe, mas também para quem o pratica. 

Como começar a doar?

As crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, é importante que, desde cedo, observem essas ações sendo praticadas dentro de casa. Existem diversas formas de doar, seja por meio do Imposto Solidário, no ato da declaração do Imposto de Renda, ou diretamente para as instituições sociais, no caso de quem opta pelo modelo simples.

De qualquer forma, ensinar os filhos sobre solidariedade e fazer com que eles se interessem desde pequenos certamente valerá a pena. Existem muitas opções para você envolver as crianças e adolescentes neste assunto, desde conversas até ações práticas que não envolvem dinheiro. 

Confira algumas formas práticas de ensinar os filhos a serem solidários: 

  1. Seja voluntário: 

As crianças aprendem melhor por meio da prática. O voluntariado proporciona a chance de conhecer as necessidades de uma comunidade e saber como ajudar. Pode ser ajudando a reformar o parquinho de uma escola ou contribuindo para a arrecadação de livros;

  1. Compartilhe conhecimentos: 

A doação pode ser feita de outras formas, além da contribuição financeira. Compartilhar conhecimentos com diferentes crianças traz diversos benefícios e aprendizados para ambos os lados. Por isso, incentive o seu filho a dividir o que sabe e também aprender com os outros;

  1. Converse: 

Os pais são grandes exemplos. Falar sobre solidariedade e como ajudar o próximo pode fazer parte do cotidiano da família desde a infância. Além do diálogo, é importante que os filhos acompanhem de que forma os pais fazem as doações, seja pelo Imposto Solidário ou acompanhando de perto alguma comunidade;

  1. Inclua os filhos: 

Mais importante do que falar é agir. Por isso, deixe que as crianças e adolescentes participem do processo de doação. Seja ajudando a escolher instituições ou decidindo como poderiam ajudar compartilhando conhecimentos.