Uma das perguntas mais importantes que toda família precisa fazer é o que significa formação. Enquanto os aspectos acadêmicos são muito importantes, também é fundamental levar em consideração a formação de valores humanos. E é preciso refletir sobre o papel da escola nessa missão.
Os ambientes em que crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo e estabelecem a maioria de suas relações são casa e escola. Naturalmente, também é nesses ambientes que ocorre seu desenvolvimento, em todos os sentidos da palavra.
Vamos entender melhor como a escola colabora para a formação de valores humanos nos alunos.
O que são valores humanos
Valores humanos são aqueles que norteiam relações interpessoais. Naturalmente, os valores humanos que queremos cultivar são aqueles que possibilitam estabelecer relações mais saudáveis, pautadas na ética e na moral.
Os valores humanos podem não ser sempre conscientes, mas eles estão presentes em todos os pensamentos e ações de uma pessoa. Eles determinam como ela se comporta em diferentes situações.
Uma pessoa que respeita as normas, mesmo quando ninguém está observando, revela seus valores. Uma pessoa que aproveita oportunidades para se beneficiar, mesmo à custa dos demais, também.
A necessidade de valores na sociedade atual
Não existem pessoas sem valores humanos. O que existe são valores diferentes. Em outras palavras, o que cada pessoa valoriza em suas relações interpessoais pode diferir muito.
Sem fazer juízos de valor, podemos dizer que, para algumas pessoas, os valores que regem as relações interpessoais são apoiados no “eu”. Em outras palavras, há uma priorização dos interesses próprios acima dos coletivos.
Na sociedade atual, existe uma grande carência dos valores humanos apoiados em uma visão que prioriza o coletivo. Esses são os valores que reconhecemos como condizentes com um modo de vida pautado na ética e na moral.
Quanto mais pessoas vêem esses valores sendo deixados de lado, sem nenhuma repercussão, mais pessoas se sentem tentadas a abandoná-los. E isso, é claro, é repassado às novas gerações. Infelizmente, é um efeito muito negativo.
A corrupção é o exemplo mais citado do alastramento de valores apoiados no eu. No entanto, não é preciso pensar em política para entender a deterioração dos valores apoiados na visão do coletivo. Ela está presente em vários outros âmbitos da vida cotidiana:
- No mercado corporativo, empresas buscam lucrar mais, à custa dos interesses dos próprios clientes;
- Durante a rotina no trabalho, profissionais buscam se destacar individualmente, em detrimento dos interesses da equipe;
- No trânsito, motoristas buscam passar seus interesses à frente de outros motoristas, pedestres ou ciclistas.
Para impedir que essa concepção acabe se alastrando ainda mais, é preciso realizar uma intervenção.
É possível reverter o cenário, investindo em crianças e jovens. Para isso, é preciso incluir, como parte de sua educação, a formação de valores humanos condizentes com a ética e a moral.
A importância da escola para a formação de valores humanos
A escola não afasta da família a responsabilidade pela formação de valores humanos. No cenário ideal, as duas partes precisam compartilhar essa responsabilidade e, por isso, é fundamental que elas construam uma parceria estreita.
Se a criança recebe uma mensagem em casa e outra diferente na escola, ela não terá a base que é necessária para sua formação. É preciso que ela receba uma mensagem coerente, alinhada, nos dois ambientes. Afinal, valores humanos éticos e morais são aqueles que não se flexibilizam conforme a situação. O que é certo, é certo – em casa e também na escola.
Também é preciso destacar que o papel da escola não se resume a ensinar a teoria sobre valores humanos. Assim como na família, a formação se dá pelo exemplo e pela prática.
Crianças e jovens observam os outros membros da comunidade escolar se comportarem segundo esses valores. Eles também são incentivados a seguir esses valores ao lidar com todos na escola – não apenas colegas e professores, mas funcionários da limpeza, da cantina, da secretaria:
- Nos trabalhos em grupo, ele é incentivado a fazer sua parte, e não deixar todo o esforço para os colegas;
- Na hora do intervalo, ele é incentivado a aguardar sua vez para ser atendido no refeitório, e não tentar furar a fila;
- Para receber uma nota, ele é incentivado a aceitar as falhas e as críticas, sem tentar barganhar a aprovação com o professor;
- Na hora de voltar para casa, ele é incentivado a deixar sua mesa limpa, sem demonstrar descaso com o trabalho dos funcionários do colégio.
Assim, os valores humanos pautados na ética e na moral tornam-se parte do seu modo de ser e de viver. Eles são internalizados e levados para a vida adulta, ajudando a transformar as instituições de nossa sociedade.
A promoção desses valores – justiça, honestidade, tolerância, respeito mútuo, diálogo, solidariedade, espiritualidade – é uma das prioridades dos Colégios Maristas. Ela faz parte da visão de educação adotada dentro de nossas unidades de ensino. Agende uma visita e saiba mais sobre essa visão.
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