São chamadas de “tween” as crianças entre oito e onze anos, uma fase conhecida como a pré-adolescência. É uma idade em que os pequenos começam a descobrir mais sobre si mesmos. Com isso, surge o interesse maior por fazer parte de um grupo de amigos e ter mais autonomia.
Diante de tantas mudanças, qual é a melhor forma de lidar com os filhos? Não há receita para isso, mas respeitar a individualidade e estabelecer um diálogo de confiança ajuda.
O que é tween?
Essa expressão vem da junção de “teen”(adolescente) com “between”(entre). Ou seja, refere-se à faixa etária dos pré-adolescentes, entre oito e onze anos. É uma época de grandes mudanças no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Por isso, esse período também merece atenção.
Quais mudanças acontecem com as crianças neste período?
Como ainda são crianças, não têm maturidade para serem independentes. Mas podem sentir necessidade de mais autonomia em algumas escolhas. Isso pode ficar evidente na escolha das roupas, corte de cabelo e até mesmo no que gostam (ou não) de comer.
Porém, uma das grandes mudanças é que as crianças tween começam a se importar com os outros pensam sobre elas. Isso significa que há uma busca por se encaixar em um grupo. Mesmo que sejam confiantes, podem sentir insegurança em algumas situações.
Além disso, o cérebro está evoluindo no que diz respeito ao desenvolvimento emocional. Com isso, as crianças também se tornam mais sensíveis às suas próprias emoções e às dos outros.
Como os pais podem agir para ajudar os filhos?
O primeiro passo para criar um vínculo de confiança com os filhos é estar aberto ao diálogo. A coordenadora de Educação Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sheila Vanessa Faria Lippmann Hey, lembra que é importante escutar a criança em suas necessidades.
“Com isso, passamos a respeitar a sua individualidade. O diálogo que pressupõe fala e escuta é indispensável em qualquer comunicação assertiva. Quanto antes esse vínculo de respeito for criado, mais tranquila será a transição para a adolescência”.
Confira 5 maneiras de lidar com o filho tween:
- Ofereça apoio: em apenas alguns meses, já é possível observar mudanças significativas no seu filho. Mesmo assim, lembre que ele ainda precisa do apoio e orientação de seus pais. Para preparar o terreno para um bom relacionamento à medida que a adolescência se aproxima, é preciso se relacionar de acordo com as mudanças que ocorrem com a criança
- Incentive-os a compartilhar seus sentimentos: isso pode ser feito no cotidiano, perguntando como foi o dia deles e o que eles têm feito. Essa conversa informal pode acontecer enquanto preparam o jantar, ou tirando um tempo para um passeio.
- Tenha paciência: nesta fase muitos pais costumam falar que o filho de repente se tornou mal-humorado. É normal que crianças dessa idade tenham oscilações intensas de emoções e dinâmicas interpessoais. É preciso paciência para encarar esses momentos com tranquilidade e disponibilidade para ajudar quando puder.
- Escuta qualificada: muitas crianças nesta fase costumam falar que os pais não a entendem. Isso pode acabar atrapalhando o relacionamento e fazendo com que o seu filho se feche ainda mais. Enfim, cultivar a escuta qualificada e o diálogo fortalece os vínculos.
- Esteja atento ao bullying: as dinâmicas sociais podem se tornar mais complexas nesta fase. Por isso, é nesta idade que o bullying pode realmente se tornar um grande problema. Acompanhar de perto as relações das crianças e, mais uma vez, manter o diálogo aberto, é muito importante.
Os comentários estão desativados.