Adolescência

Dançar ajuda a desenvolver autoestima e autoconfiança nos adolescentes

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Confira quatro maneiras pelas quais a dança pode ajudar os jovens a desenvolverem essas habilidades

Existem inúmeros benefícios em dançar, desde aumentar a quantidade de exercícios e melhorar a saúde geral até fazer novos amigos com interesses em comum. Além dos ganhos mais visíveis, a dança ainda melhora a autoconfiança e a autoestima, promovendo a chance de se expressar, se superar e aprender algo novo e divertido.

“Quando aprendemos um passo novo, transmitimos nossos sentimentos. Também trabalhamos aspectos físicos, já que a dança é uma modalidade que movimenta o corpo por completo”, ressalta a professora de dança do Colégio Marista Maringá, Sophia Alves.

Como a dança pode melhorar a autoconfiança e a autoestima dos adolescentes?

A dança pode melhorar a autoconfiança e a autoestima de diversas maneiras. Uma delas é por meio da liberação da endorfina durante a prática, o que gera uma sensação de bem-estar, melhorando a autoestima. 

O melhor é que qualquer modalidade é capaz de gerar esses benefícios. Cada pessoa pode se encontrar na modalidade que se sinta confortável, alegre e realizada. Para isso, a professora indica que devemos ter em mente alguns aspectos como:

  • Objetivo pessoal com a dança;
  • Qual o seu estilo musical favorito; 
  • Como está o seu preparo físico.   

Então, nada melhor do que descobrir o universo da dança para melhorar a autoestima. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a dança pode ajudar os adolescentes a se sentirem mais confiantes:

1) Superação do medo:

Você se sente muito atrapalhado para dançar? A beleza da dança é que encarar os movimentos com diversão pode ajudar a superar o medo de não saber dançar. Isso melhora à medida que você aprende novos passos, ganha confiança e supera o medo.

2) Melhora da imagem corporal: 

A dança pode ajudar a aumentar a autoestima e a percepção do próprio corpo. Isso porque é um bom exercício para tonificar os músculos e melhorar a conexão mente/corpo.

3) Fortalece a confiança em si mesmo:

Dançar é uma prática que aumenta o potencial de aceitar seu corpo como ele é e apreciar sua própria beleza, movimento e ritmo. Tudo isso melhora a confiança em si mesmo em outros aspectos da vida.

4) Reduz o estresse:

A dança direciona a mente para o presente, ajudando a elevar a autoestima e fluir com mais leveza pela vida. Dançar relaxa a musculatura e proporciona sensação de alívio, o que estimula a concentração e reduz a ansiedade e o estresse.