Com que idade fazer xixi na cama é um problema? Essa é uma pergunta comum entre mães e pais em todos os lugares. No caso das crianças mais velhas, isso pode ser desconfortável e constrangedor. Por outro lado, a enurese noturna se torna algo frustrante e que gera preocupação entre muitas famílias.
O que os pais devem saber sobre xixi na cama
A enurese noturna é um distúrbio que se caracteriza pela perda involuntária de urina durante o sono em crianças a partir dos cinco anos que não apresentam nenhum problema orgânico no sistema urinário.
Especialistas estimam que 15 a 20 por cento das crianças entre 5 e 7 anos fazem xixi na cama pelo menos ocasionalmente.Ou seja, o xixi na cama é comum e a maioria das crianças naturalmente o supera.
Por que as crianças molham a cama?
- Em muitos casos, a enurese é um padrão genético, herdado de um dos pais, tia ou tio.
- A maioria das crianças mais velhas que fazem xixi na cama dormem muito bem, então os sinais de bexiga cheia não são fortes o suficiente para acordá-las.
- Algumas crianças têm bexigas pequenas ou não produzem hormônio suficiente (vasopressina) que reduz a produção de urina durante o sono.
- A enurese pode ser desencadeada pelo estresse e por mudanças na família, mesmo positivas, como um novo bebê ou um horário diferente de dormir durante as férias.
Como os pais podem ajudar uma criança que faz xixi na cama?
Quando ocorrer xixi na cama, é importante agir com naturalidade, carinho, compreensão e acolhimento. A professora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Karyn Talamini, lembra que a troca do pijama e da roupa de cama, por exemplo, precisa ser feita com tranquilidade.
“Neste momento de troca é possível criar vínculo e construir uma relação de confiança”, aconselha. Além disso, é uma boa chance para conversar com a criança, explicando que isto pode acontecer e que não tem problema. Independente de qualquer coisa, nunca aja com ameaças e punições. Em vez disso, concentre-se no encorajamento positivo.
Alguns hábitos podem ajudar a controlar a enurese noturna. Confira três passos para adotar na rotina:
- Incentive o seu filho a beber água durante o dia, mas evite a ingestão de líquidos à noite.
- Fazer xixi deve ser a última coisa a ser feita antes de dormir e a primeira ao acordar de manhã.
- Esteja atento se os escapes voltaram, depois da criança superar essa fase. Pode ser sinal de alguma insegurança.
Os comentários estão desativados.