O recreio desenvolve aspectos físicos, mentais e socioemocionais e traz benefícios como mais concentração e melhor desempenho no aprendizado
Com a retomada gradual da educação presencial, o recreio tem um papel ainda mais significativo. O intervalo é um tempo para desacelerar das atividades dirigidas, lanchar, conversar e conviver com os colegas, ainda que com respeito ao distanciamento social. Além de ser um momento de descontração, tem um papel importante no desenvolvimento físico, mental e socioemocional.
Um novo estudo realizado pela Oregon State University, em julho de 2021, revela que a qualidade, e não apenas a quantidade de tempo do recreio, traz diversos benefícios. Houve uma correlação significativa entre o intervalo e a capacidade de autocontrole, melhor desempenho no aprendizado, resolução de conflitos e mais atenção em sala de aula. Tudo isso mostra a importância de brincar para o desenvolvimento.
“Correr, brincar e conversar são essenciais para as crianças extravasarem suas emoções e energias. Na brincadeira, o cérebro libera a dopamina, responsável pela sensação de prazer, que possibilita o aumento da atenção e contribui para a aprendizagem”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Maringá, Cláudia Hara Hashimoto.
O que a criança pode aprender no recreio?
Após um longo período de distanciamento social, o recreio tem uma importância ainda maior para auxiliar na retomada dos relacionamentos entre os amigos. Porém, nem sempre é um momento de brincadeiras e paz.
“É normal, por exemplo, surgirem conflitos e desentendimentos, o que também faz parte do desenvolvimento. Com a intervenção de um adulto, a criança aprenderá até onde ela pode ir sem interferir no espaço do outro”, ressalta a coordenadora.
Confira como o recreio beneficia o desenvolvimento das crianças:
- Melhora a memória e a atenção nos estudos;
- Traz tranquilidade e reduz a irritabilidade;
- Estimula mais conexões cerebrais;
- Ensina habilidades de negociação;
- Desenvolve a liderança e a capacidade de resolver conflitos.
Comments are closed.