Desde a comida que comemos até a maneira como nos locomovemos, a ciência está em toda parte
As crianças são curiosas por natureza. A curiosidade também é uma das bases que move a ciência e levou a muitas descobertas, desde a gravidade até a medicina. Quando é oferecida a oportunidade, ainda na infância, de aprender mais sobre o mundo ao seu redor, aumentam as possibilidades de desenvolver habilidades científicas.
A ciência, direta e indiretamente, influencia todos os aspectos da vida cotidiana. Desde a comida que comemos até a maneira como nos locomovemos, essa área do conhecimento está em toda parte. O Dia da Ciência e Tecnologia, comemorado em 16 de outubro, é uma ótima oportunidade para lembrar disso.
Começando quando as crianças são muito pequenas, a ciência ajuda a moldar seu desenvolvimento. À medida que aprendem a elaborar perguntas, fazer previsões, observar, testar e, em seguida, comunicar suas descobertas, eles estão desenvolvendo habilidades científicas essenciais.
Por que aprender ciência é importante para as crianças?
Aprender ciência, antes de tudo, é compreender o mundo e os fenômenos que nos cercam.
“Movimenta a criatividade e a curiosidade, além de aguçar a observação e a resolução de problemas. Todos nós carregamos em nós um pequeno cientista quando somos crianças”, ressalta a docente de apoio de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Giselle Henequin Siemsen.
Quais habilidades as crianças desenvolvem com o aprendizado de ciências?
Esse conhecimento desenvolve nas crianças habilidades muito importantes como a observação, o raciocínio lógico, a elaboração de hipóteses, a argumentação e a capacidade de reunir informações para resolver problemas. Além disso, muitas vezes a ciência ensina a lidar com frustrações, superar desafios, não desistir na primeira falha e aprender com os erros.
Qual é a importância de a família valorizar o interesse pela ciência?
Os pais são os principais exemplos para seus filhos. Dessa forma, incentivá-los a estudar qualquer disciplina e mostrar que isso é bom e divertido, fará com que elas peguem gosto pelo conhecimento. A professora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Thais Fernanda Moreto, explica que apoiar esse interesse ajudará a despertar a curiosidade, a observação e a descoberta de coisas novas.
“A ciência está em tudo, desde o funcionamento do seu próprio corpo e fenômenos da natureza até questões mais complexas, como as teorias do Universo. O ensino de Ciências ajuda a pensar, fazer conexões e principalmente, a experimentar, para então compreender o mundo a sua volta”, observa.
Dicas para ajudar os filhos a aprender ciências:
– Explore, explore, explore! A ciência está em toda parte, por isso que uma visita ao parque ou uma tarde no quintal oferecem tantas oportunidades de aprendizado. Sempre incentive seu filho a observar o que está à sua volta e, em seguida, conversem sobre isso. Se houver algo sobre o qual você não tem certeza, pesquise e aprenda junto com a criança, afinal não é preciso saber todas as respostas, é até benéfico fazer perguntas, o que desperta a curiosidade.
– Lembre-se de que a ciência é cumulativa. Isso significa que as crianças irão construir conhecimento a partir do que já sabem. Comece a celebrar a ciência em sua casa observando acontecimentos científicos cotidianos, como fazer um bolo ou investigar como o gelo se forma.
– Sempre considere os interesses do seu filho. Conhecer melhor do que a criança gosta ajuda a criar atividades envolventes que os deixem animados e confortáveis. Além disso, esteja atento ao que seu filho quer fazer, pois isso aumentará sua capacidade de aprender.
– Invista em equipamentos para aprender mais. Um microscópio barato, por exemplo, pode transformar um simples passeio no parque em um momento de admiração e aprendizado. Há muitos brinquedos que incentivam o envolvimento das crianças por ciências, como kits de astronomia e experimentos científicos de cozinha.
Os comentários estão desativados.