Marista Lab

Experiências científicas para fazer em casa!

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Experiências que podem ser feitas em família aliam diversão e aprendizado

Em tempos como esses, que precisamos ficar em casa para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), oferecer atividades que incentivem a curiosidade das crianças é uma das formas de manter seu interesse pelo conhecimento. As experiências científicas são uma boa proposta neste sentido, pois além de divertidas, proporcionam diferentes aprendizados.

Uma das atividades que podem ser feitas em casa, envolvendo toda a família, são as máquinas de Rube Goldberg. Essas engenhocas usam uma reação em cadeia para executar tarefas simples de uma maneira extremamente complicada. Goldberg foi um inventor americano, autor de diversos dispositivos com essa base de funcionamento.

“Por meio delas, é possível desenvolver vários conceitos de física e química. Além disso, exige muita criatividade e raciocínio lógico”, ressalta o professor de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Marista Glória, Wagner Eduardo Gonçalves.

Outra ideia para aproveitar o tempo em casa é um simulador de robótica virtual, que pode substituir as atividades presenciais realizadas na escola. O professor de robótica do Colégio Marista Anjo da Guarda, Marcelo Gasparim, indica o Roberta Lab, um site que trabalha com plataformas de simulação.

Confira algumas dicas de experiências interessantes para fazer em casa:

Como construir uma máquina de Rube Goldberg:

Simulador de robótica:

https://lab.open-roberta.org

Construindo um calendoscópio:

Monte um abajur de lava caseiro:

http://www.schoolofdragons.com/lang/pt/hiccups-science-workshop/science-fair-projects/homemade-lava-lamp

Desafio de Design Biológico ExoLab:

As crianças podem ajudar a escolher a planta que irá para a Estação Espacial Internacional para a missão de pesquisa ExoLab-8. Link: https://magnitude.io/leguminaut-challenge/

Brinquedos no espaço:

Assista a vídeos de membros da tripulação na Estação Espacial Internacional investigando o comportamento dos brinquedos no espaço: https://www.youtube.com/watch?v=khLdL3X5acY&feature=youtu.be

Olhos da NASA:

Faça impressionantes passeios pelo sistema solar: https://eyes.nasa.gov/

Os comentários estão desativados.