Marista Lab

Idade para alfabetização: qual é a hora ideal para o seu filho começar a ler? 

Pinterest LinkedIn Tumblr

Desde que nascem, as crianças estão recebendo estímulos e experimentando o mundo à sua volta. Afinal, elas são movidas pela curiosidade! Com o tempo, vão começando a perceber as letras, suas funções e como elas funcionam quando estão juntas. Assim, vai chegando uma nova fase: a alfabetização. 

Enquanto algumas crianças se sentem atraídas por letras e começam a tentar decifrar palavras com cerca de 5 anos, por exemplo, outras podem passar por esse processo mais tarde.  

Uma coisa importante a ter em mente é que cada criança é única e tem seu ritmo, e o processo de alfabetização começa muito antes do ensino fundamental. No entanto, sabemos que falar sobre a idade para a alfabetização é um tema que deixa os pais muito ansiosos.  

Se você está se sentindo dessa forma, não se preocupe. Preparamos um post completo para tirar suas dúvidas e deixá-lo mais tranquilo e informado. Continue lendo para saber mais! 

Quais são os passos anteriores à alfabetização? 

Os primeiros anos de vida escolar da criança, na educação infantil, são marcados por um intenso desenvolvimento dos pequenos. É por meio da socialização e da exploração do mundo ao seu redor com os sentidos das cores, formas geométricas, música e outros estímulos diversos que a criança é inserida no universo da linguagem. 

Dessa maneira, situações de aprendizagem diversas que fazem parte da educação infantil — e também aquelas realizadas em casa em família, como jogos e outras vivências —, colaboram para ampliar o repertório cultural das crianças, formando uma base importante para o processo de alfabetização. 

Qual a idade ideal para a alfabetização? 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que cada criança é singular e tem seu tempo, que precisa ser respeitado e acolhido. O desenvolvimento infantil é variável e pode ser influenciado por diversos fatores sociais, culturais e também pelos estímulos que o pequeno recebe. 

Quem tem mais de um filho muitas vezes se surpreende com as diferenças entre irmãos sobre quando começaram a andar ou falar, por exemplo. Isso apenas ressalta que é difícil determinar uma idade certa quando se trata de desenvolvimento infantil. 

Em geral, crianças começam a ser apresentadas as letras por meio de atividades lúdicas na educação infantil. Nessa fase, elas podem ter entre 4 ou 5 anos. O processo continua nos primeiros anos do ensino fundamental, fase em que é comum que escolas comecem a aplicar algum tipo de avaliação escrita. 

Desse modo, é possível que crianças entre 5 e 7 anos já passem pelo processo da alfabetização, mas o processo continua ao longo dos anos seguintes do ensino fundamental, especialmente se considerarmos o letramento — o uso efetivo da linguagem escrita dentro de um determinado contexto. 

Assim, durante esses primeiros anos do ensino fundamental a jornada continua para que elas desenvolvam plenamente a linguagem. Todavia, o que conta é o tempo da criança, sendo fundamental que os pais estabeleçam uma boa parceria com a escola e trabalhem juntos.  

Dessa maneira, eles se sentirão mais tranquilos com relação ao suporte que seu filho recebe e poderão fazer um acompanhamento próximo do desenvolvimento da criança, incentivando na medida certa e respeitando seu ritmo. 

Qual é a importância do suporte da família no processo de alfabetização? 

A família tem um processo fundamental no processo de alfabetização, que começa muito antes do ensino fundamental. Estimular a criatividade e a imaginação das crianças desde cedo é essencial para construir os blocos que a ajudarão a fazer parte do mundo da linguagem. 

Desde seus primeiros meses de vida, a criança demonstra vontade de conhecer e experimentar seu universo. Sua principal ferramenta de aprendizagem é brincar. 

A brincadeira é a maneira como elas podem ser estimuladas de diversas formas, e é por meio delas que elas constroem conhecimentos e seu repertório. Esses saberes são, assim, elaborados de forma natural e espontânea. 

  • formas de ajudar seu filho no processo de alfabetização contação de histórias; 
  • cantar músicas e observar elementos da letra da canção; 
  • brincar de jogos de palavras com os nomes de coisas e brinquedos que ele conhece; 
  • envolver a criança na leitura de receitas na cozinha e fazer o passo a passo com ela; 
  • usar cartas ou jogos que tenham palavras e apontar o relevo das palavras neles. 

O ponto central é permitir que a criança estabeleça um contato com a escrita de forma natural e lúdica. Isso pode ajudá-la a começar a ler e escrever espontaneidade e sem dificuldades. 

Quanto mais divertido for a jornada da alfabetização para a criança, mais frutífera ela será. Já que a linguagem que os pequenos dominam nessa idade é relacionada a brincadeira, tire proveito disso e estimule seu filho com jogos, atividades e experiências de leitura e escrita dentro do seu universo. Desse modo, as chances de cativá-lo podem ser maiores. 

Da mesma maneira, usar uma linguagem que faça sentido para o pequeno pode ajudá-lo a absorver o conhecimento de maneira mais fácil, o que vai favorecer os próximos estágios da alfabetização. 

Além de tudo é importante controlar a ansiedade e também fazer uma manutenção das expectativas. O envolvimento e estímulo da família é extremamente importante, mas sem pressão. 

Tire vantagem desses momentos para tornar o aprendizado realmente prazeroso. Enquanto apresenta atividades para seu filho, aproveite para observar o que ele gosta, como ele aprende e o que prende sua atenção. 

Preste atenção a seu ritmo e como ele se relaciona com seu ambiente e com os outros. Essas percepções podem ser relevantes para auxiliá-lo no seu desenvolvimento e em outras etapas da sua vida. 

Assim, desfrute dos momentos dentro da rotina para criar memórias afetivas para a vida toda! Por meio da brincadeira, um elemento mais desafiador do aprendizado pode se tornar mais divertido. 

Se você gostou deste post, achamos que você vai adorar ler agora sobre como incentivar a leitura na infância

Os comentários estão desativados.