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Idade para alfabetização: qual é a hora ideal para o seu filho começar a ler? 

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Desde que nascem, as crianças estão recebendo estímulos e experimentando o mundo à sua volta. Afinal, elas são movidas pela curiosidade! Com o tempo, vão começando a perceber as letras, suas funções e como elas funcionam quando estão juntas. Assim, vai chegando uma nova fase: a alfabetização. 

Enquanto algumas crianças se sentem atraídas por letras e começam a tentar decifrar palavras com cerca de 5 anos, por exemplo, outras podem passar por esse processo mais tarde.  

Uma coisa importante a ter em mente é que cada criança é única e tem seu ritmo, e o processo de alfabetização começa muito antes do ensino fundamental. No entanto, sabemos que falar sobre a idade para a alfabetização é um tema que deixa os pais muito ansiosos.  

Se você está se sentindo dessa forma, não se preocupe. Preparamos um post completo para tirar suas dúvidas e deixá-lo mais tranquilo e informado. Continue lendo para saber mais! 

Quais são os passos anteriores à alfabetização? 

Os primeiros anos de vida escolar da criança, na educação infantil, são marcados por um intenso desenvolvimento dos pequenos. É por meio da socialização e da exploração do mundo ao seu redor com os sentidos das cores, formas geométricas, música e outros estímulos diversos que a criança é inserida no universo da linguagem. 

Dessa maneira, situações de aprendizagem diversas que fazem parte da educação infantil — e também aquelas realizadas em casa em família, como jogos e outras vivências —, colaboram para ampliar o repertório cultural das crianças, formando uma base importante para o processo de alfabetização. 

Qual a idade ideal para a alfabetização? 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que cada criança é singular e tem seu tempo, que precisa ser respeitado e acolhido. O desenvolvimento infantil é variável e pode ser influenciado por diversos fatores sociais, culturais e também pelos estímulos que o pequeno recebe. 

Quem tem mais de um filho muitas vezes se surpreende com as diferenças entre irmãos sobre quando começaram a andar ou falar, por exemplo. Isso apenas ressalta que é difícil determinar uma idade certa quando se trata de desenvolvimento infantil. 

Em geral, crianças começam a ser apresentadas as letras por meio de atividades lúdicas na educação infantil. Nessa fase, elas podem ter entre 4 ou 5 anos. O processo continua nos primeiros anos do ensino fundamental, fase em que é comum que escolas comecem a aplicar algum tipo de avaliação escrita. 

Desse modo, é possível que crianças entre 5 e 7 anos já passem pelo processo da alfabetização, mas o processo continua ao longo dos anos seguintes do ensino fundamental, especialmente se considerarmos o letramento — o uso efetivo da linguagem escrita dentro de um determinado contexto. 

Assim, durante esses primeiros anos do ensino fundamental a jornada continua para que elas desenvolvam plenamente a linguagem. Todavia, o que conta é o tempo da criança, sendo fundamental que os pais estabeleçam uma boa parceria com a escola e trabalhem juntos.  

Dessa maneira, eles se sentirão mais tranquilos com relação ao suporte que seu filho recebe e poderão fazer um acompanhamento próximo do desenvolvimento da criança, incentivando na medida certa e respeitando seu ritmo. 

Qual é a importância do suporte da família no processo de alfabetização? 

A família tem um processo fundamental no processo de alfabetização, que começa muito antes do ensino fundamental. Estimular a criatividade e a imaginação das crianças desde cedo é essencial para construir os blocos que a ajudarão a fazer parte do mundo da linguagem. 

Desde seus primeiros meses de vida, a criança demonstra vontade de conhecer e experimentar seu universo. Sua principal ferramenta de aprendizagem é brincar. 

A brincadeira é a maneira como elas podem ser estimuladas de diversas formas, e é por meio delas que elas constroem conhecimentos e seu repertório. Esses saberes são, assim, elaborados de forma natural e espontânea. 

  • formas de ajudar seu filho no processo de alfabetização contação de histórias; 
  • cantar músicas e observar elementos da letra da canção; 
  • brincar de jogos de palavras com os nomes de coisas e brinquedos que ele conhece; 
  • envolver a criança na leitura de receitas na cozinha e fazer o passo a passo com ela; 
  • usar cartas ou jogos que tenham palavras e apontar o relevo das palavras neles. 

O ponto central é permitir que a criança estabeleça um contato com a escrita de forma natural e lúdica. Isso pode ajudá-la a começar a ler e escrever espontaneidade e sem dificuldades. 

Quanto mais divertido for a jornada da alfabetização para a criança, mais frutífera ela será. Já que a linguagem que os pequenos dominam nessa idade é relacionada a brincadeira, tire proveito disso e estimule seu filho com jogos, atividades e experiências de leitura e escrita dentro do seu universo. Desse modo, as chances de cativá-lo podem ser maiores. 

Da mesma maneira, usar uma linguagem que faça sentido para o pequeno pode ajudá-lo a absorver o conhecimento de maneira mais fácil, o que vai favorecer os próximos estágios da alfabetização. 

Além de tudo é importante controlar a ansiedade e também fazer uma manutenção das expectativas. O envolvimento e estímulo da família é extremamente importante, mas sem pressão. 

Tire vantagem desses momentos para tornar o aprendizado realmente prazeroso. Enquanto apresenta atividades para seu filho, aproveite para observar o que ele gosta, como ele aprende e o que prende sua atenção. 

Preste atenção a seu ritmo e como ele se relaciona com seu ambiente e com os outros. Essas percepções podem ser relevantes para auxiliá-lo no seu desenvolvimento e em outras etapas da sua vida. 

Assim, desfrute dos momentos dentro da rotina para criar memórias afetivas para a vida toda! Por meio da brincadeira, um elemento mais desafiador do aprendizado pode se tornar mais divertido. 

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