Marista Lab

Transição da educação infantil para o ensino fundamental: como reduzir os impactos da mudança? 

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você se lembra quando seu filho começou os primeiros anos na escola ou na creche? Receios, dúvidas e ansiedades muitas vezes povoam a cabeça de pais e crianças nesse momento.  

Contudo, na medida em que eles crescem, novas adaptações são necessárias, como a transição da educação infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais.  

Isso porque esse novo estágio impõe algumas alterações na rotina, horários, educadores, ritmo das aulas, etc. Para algumas crianças pode haver mudança de escola e de colegas de classe. 

Se você se interessa pelo tema, continue lendo e confira dicas de como suavizar a transição e preparar seu filho. Acompanhe! 

Como se dá a transição da educação infantil para o ensino fundamental? 

Enquanto a Educação Infantil se baseia em uma rotina com brincadeiras e interações lúdicas, nos primeiros anos do ensino fundamental os alunos são apresentados a tarefas de estruturas. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula elementos para nortear o fazer pedagógico das escolas, prevê que essa mudança seja gradativa, suave e estratégica, por meio de ações integradas.  

A ideia é que as tarefas mais complexas venham gradualmente substituindo as brincadeiras, ajudando crianças a entender e se adaptar aos poucos aos novos métodos e atividades que serão usados na sala de aula daqui em diante. 

Qual a importância de reduzir seus impactos? 

Em um contexto de tantas mudanças significativas, é natural que uma criança sinta medo e estranhamento

Contudo, dar o suporte necessário, ajudá-la a passar por isso no tempo dela e acolher sua individualidade é fundamental para que os receios não se transformem em um mal-estar que possa afetar a interação com os colegas e o aprendizado. 

Pensando nisso, elencamos três dicas que podem ajudar durante a transição da educação infantil para o ensino fundamental. 

Mantenha um diálogo aberto e explicativo sobre as mudanças 

Converse com seu filho francamente sobre essa nova fase e acolha seus sentimentos e dúvidas. Estimule a criança a compartilhar com você o que ela está sentindo, deixando claro que, seja qual for seu medo, você estará ali para dar total suporte. 

Incentive a criança a encarar a mudança como algo positivo 

Durante as conversas sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, reforce os pontos positivos e fale sobre como  essa nova fase será positiva.  

Mostre como um reconhecimento ao crescimento e evolução do seu filho e como trará novas experiências e desafios.Comente, por exemplo, que ele conhecerá novos colegas e professores.  

Ajude-o a perceber que ele também vai aprender muitas coisas novas, expandir conhecimentos, ter novas aventuras e experiências. 

Leve a criança para visitar o novo ambiente  

Durante essa transição, algumas crianças mudam de escola ou passam a frequentar um outro espaço ou horário diferente . Sendo assim, se possível, faça um tour com seu pequeno nesse novo ambiente.  

Explore o local e estimule sua imaginação, ajudando ele a pensar em como será seu novo dia a dia nesse espaço. 

 siga nossas dicas e converse com sua escola para ter certeza de que ambas as partes estão preparadas para dar todo suporte que as crianças precisam nesse processo e seja um período  leve e repleto de descobertas alegres! 

Se você gostou deste post, aproveite agora para ler mais sobre os impactos da infraestrutura escolar no desenvolvimento e aprendizado do seu filho

Os comentários estão desativados.