Comportamento

Cores e sentimentos: 5 livros para trabalhar as emoções das crianças

Share on whatsapp Pinterest LinkedIn Tumblr

Colorir ajuda os pequenos a identificar o que sentem e contribui para a sua maturidade emocional

Quem nunca ouviu as expressões “vermelho de raiva” ou “verde de fome”? Relacionar cores e sentimentos não é uma ideia nova. Podemos aproveitar essa ferramenta para incentivar as crianças a expressar emoções por meio da arte.

Além de ser uma atividade divertida, ajuda os pequenos a identificar o que sentem e contribui para a sua maturidade emocional.  

Como as cores podem ajudar nas emoções?

Muitas vezes a criança pode estar experimentando sentimentos que ainda não conseguem descrever. Isso acontece porque, nos primeiros anos de vida, ela ainda não desenvolveu as áreas do cérebro responsáveis por controlar as emoções. 

Por isso, encontrar maneiras alternativas de se expressar pode ajudá-la a reconhecer e identificar o que sente. Uma maneira útil de promover esse desenvolvimento é por meio da arte e das cores.

Como trabalhar as emoções das crianças por meio da cores

Como pais, podemos aproveitar momentos do final de semana para propor atividades artísticas divertidas. Além de promover a convivência e estreitar laços familiares, pintar e colorir pode revelar o que a criança ainda não consegue expressar em palavras. 

Algumas sugestões de atividades podem incluir:

  • Pintura a dedo
  • Massa de modelar
  • Aquarela e tinta guache
  • Tecidos multicoloridos
  • Lãs e fitas multicoloridas
  • Lápis de cor e canetinhas

É importante lembrar que as atividades artísticas promovem autorregulação, reflexão, tomada de decisão e habilidades motoras finas. A professora de Artes do Colégio Marista Anjo da Guarda, Carmen Lúcia Prieto Kassis, lembra que a arte ajuda a aguçar os sentidos e estimular a curiosidade pela escrita. Além disso, pode ser usada como uma atividade calmante.

Confira 5 livros para trabalhar as cores e os sentimentos com as crianças:

  1. O monstro das cores – Anna Llenas

“O monstro das cores não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo. Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma?” Anna Llenas é arte-terapeuta e traz em seu primeiro livro infantil uma história que estimula as crianças a identificar as diferentes emoções através das cores.

  1. O livro dos sentimentos – Todd Parr

O livro mostra que sentimentos contraditórios são confusos para as crianças, podendo causar muita angústia nos pequenos. Entre uma mistura de raiva, medo, alegria e ansiedade, o autor tenta explicar cada um deles e como é importante conversar sobre nossas emoções com quem amamos.

  1. Qual é a cor do amor? – Linda Strachan

O elefantinho cinzento tinha uma dúvida: qual seria a cor do amor? Curioso, perguntou para o avô, para a zebra e para todos os outros animais que encontrava pelo caminho. O dia acabou e o elefantinho cinzento não resolveu a questão. Mas tinha alguém para quem ele ainda não havia perguntado.

  1. Tarsilinha e as Cores – Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral 

Conhecer a beleza das cores que compõem as pinturas de Tarsila do Amaral é um privilégio. Em Tarsilinha e as Cores, a exuberância da fauna e da flora retratada nos quadros da mais famosa artista plástica brasileira despertará o olhar infantil para o aprendizado.

  1. Aperte aqui – Hervé Tullet 

A brincadeira começa com uma bola amarela no centro de uma página branca e um convite: aperte a bola e vire a página… Como num passe de mágica, surgem duas bolas na página seguinte. A partir daí, novos convites e novas surpresas aparecem a cada página.